Se possui um site wordpress lento, existem mil e uma razões para as quais deve parar tudo o que está a fazer e tratar de colocar o seu site mais rápido imediatamente!

Ninguém gosta de sites lentos, e a primeira coisa que fazemos quando encontramos um site lento é fechar a página ou voltar para trás e tentar outra opção.

Isto significa que, se é o dono de um site wordpress lento, está muito provavelmente a perder oportunidades de negócio, vendas ou visitas no seu site.

Aqui vou identificar 7 dicas para melhorar a velocidade do seu site wordpress lento, fornecendo assim uma melhor experiência de utilizador aos seus visitantes e evitando perdas de contactos e oportunidades de negócio.

7 dicas para melhorar um site wordpress lento

1. Optimizar as imagens do site

1. Optimizar as imagens do site

1. Optimizar as imagens do site

Um erro muito comum são as imagens não optimizadas que são colocadas no site. Muitos retiram uma imagem da internet, e independentemente do seu tamanho, colocam simplesmente no site sem terem o cuidado de reduzir ao máximo estas mesmas imagens.

Como é obvio, ter uma imagem de 2MB, ou até mesmo 10MB como já presenciei, irá atrasar imenso o tempo de carregamento de qualquer página web. Este tamanho está muitas vezes associado á grande resolução da mesma.

Um dos processos básicos de optimização passa por reduzir a resolução da imagem para tamanhos razoáveis (por norma, nada maior que 2048×2048 pixels deve ser introduzido no site), mas a melhor solução é mesmo reduzir a imagem para o tamanho que irá aparecer no site.

Depois de reduzir a imagem, esta deve ser optimizada com ferramentas como tinypng.com. Esta ferramenta irá reduzir o tamanho excessivo que a imagem possa ainda ter mesmo depois de reduzida a resolução.

Outra solução interessante para optimizar imagens seria instalar um plugin como WebP Express. Este plugin não reduz a resolução das imagens, esta parte terá que ser feita manualmente, mas faz a optimização e modifica a extensão da imagem para webp.

Utilizar imagens webp é muito importante para a Google, e ele começam a exigir a conversão das imagens por este formato, por este mesmo ser muito mais leve e optimizado para páginas web.

Embora o wordpress não permita a utilização de imagens webp, o plugin “WebP Express” contorna essa falha, ajudando assim com a optimização das imagens no seu site wordpress lento.

2. Utilizar plugins de cache

2. Utilizar plugins de cache

2. Utilizar plugins de cache

Se possui um site wordpress lento e não possui uma solução como o W3 Total Cache, esta é uma boa altura para o instalar e configurar no seu site.

Existem outras soluções e combinações de vários plugins e serviços que podem ser escolhidos para fornecer soluções de cache, mas este plugin (W3 Total Cache) possui tudo o que é necessário: Cache de página, Minificação (HTML, CSS e JS) e Cache de browser.

Outras soluções como Autoptimize e Wp-Rocket são opções bem conhecidas no mercado, e que funcionam bem em conjunto. O primeiro é grátis, mas só serve para minificação e combinação de ficheiros html, css e js. O segundo é um plugin premium, mas é umas das melhores soluções de cache de página que podemos encontrar.

Independentemente da solução escolhida, um plugin de cache irá a ajudar no fornecimento rápido das páginas, evitando tempos de espera prolongados.

3. Implementar LazyLoad no site

3. Implementar LazyLoad no site

3. Implementar LazyLoad no site

Se o site wordpress lento possui muitas imagens e videos, uma solução como o plugin a3 Lazy Load pode ajudar imenso o tempo de carregamento.

Esta é uma solução que muitas vezes já vem incluída com outros plugins de cache, mas é importante o suficiente para termos a certeza que está implementado.

O lazy load essencialmente atrasa o carregamento das imagens e videos presentes na página, mas apenas das que não se encontram visíveis para o utilizador. Isto permite um tempo de carregamento muito superior ao que iríamos ter se todas as imagens tivessem que carregar logo no início.

4. Utilizar um serviço CDN

4. Utilizar um serviço CDN

4. Utilizar um serviço CDN

Uma boa solução para melhorar o tempo de carregamento do seu site, é a utilização de um serviço CDN como por exemplo a Cloudflare. Este tipo de serviço muitas vezes pode já incluir a optimização de imagens, lazyload e cache, o que o torna numa solução poderosa para qualquer site wordpress.

Contudo, a versão grátis da cloudflare não é suficiente para melhorar significativamente a velocidade de um site wordpress lento. A melhor solução seria mesmo um dos pacotes pagos, de forma a podermos usufruir de todos os benefícios do serviço CDN.

Quando utilizamos um serviço CDN, os ficheiros estáticos do site (imagens e videos principalmente) são fornecidos ao visitante pela rede de servidores da CDN, o que é muito mais rápido do que fornecer os mesmos pelo nosso próprio servidor que normalmente possui menos recursos e é mais lento.

5. Reduzir o número de plugins utilizados no site

5. Reduzir o número de plugins utilizados no site

5. Reduzir o número de plugins utilizados no site

Uma das grandes vantagens do wordpress pode muitas vezes se tornar no seu pior inimigo.
A facilidade com que adicionamos novos plugins, novas funcionalidades, vem ajudar o wordpress a ser um dos melhores CMS no momento.

Esta facilidade de adicionar novas funcionalidades com a instalação de novos plugins é muitas vezes abusada, e desta forma começam a aparecer problemas com este tipo de abuso.

A utilização de muitos plugins pode afectar o tempo de carregamento das páginas de um site, e em alguns casos, o próprio código do plugin pode não estar optimizado. Existe ainda a possibilidade de aparecer conflitos entre plugins o que piora a situação.

Para evitar problemas como este, recomendo reduzir o número de plugin ao máximo, e se possível, adicionar a mesma funcionalidade directamente no tema wordpress. É necessário sempre considerar se determinada funcionalidade é importante o suficiente ao ponto de termos que adicionar outro plugin.

Para descobrir se são os plugin do seu site wordpress lento, que estão a atrasar o tempo de carregamento, a solução é desactivar todos os plugins, e voltar a activar um a um e testar a velocidade entre plugins, de forma a identificar aqueles com conflitos.

6. Utilizar um tema wordpress optimizado

6. Utilizar um tema wordpress optimizado

6. Utilizar um tema wordpress optimizado

Tal como os plugins, os temas wordpress podem ser também um problema. Tudo depende do tipo de tema, que funcionalidades este adiciona ao site, o quanto bem optimizado está o código do tema, tudo isto vai influenciar o tempo de carregamento das páginas.

Existe temas wordpress que estão tão mal optimizados que eu nunca recomendaria alguém utilizar. É aqui durante o processo de desenvolvimento web, que é importante escolher o tema certo.

Quantas mais funcionalidades, mais pesado um tema será, e se estas funcionalidades não serão utilizadas, isto é um sinal que é uma boa ideia procurar por um tema wordpress mais simples e optimizado.

7. Mudar de servidor e/ou alojamento

7. Mudar de servidor e/ou alojamento

7. Mudar de servidor e/ou alojamento

Quando todas as opções foram implementadas e o seu site wordpress continua lento, isto só pode significar uma coisa, é necessário um upgrade de servidor ou optar por um tipo de alojamento web mais rápido.

Existem vários tipos de alojamento web, por norma novos projectos começam com um alojamento partilhado simples, mas com o evoluir do projecto, é uma questão de tempo até ser necessário um tipo de alojamento mais rápido.

A evolução normalmente passa por de alojamento partilhado para alojamento VPS, e se a VPS não é rápida o suficiente, existe sempre a possibilidade de utilizar uma VPS mais potente, visto que a maioria das empresas fornece vários pacotes de VPS.

Testar se o site wordpress continua lento

Depois de todas as sugestões implementadas, é necessário testar a performance e velocidade do site. Para este efeito recomendo 3 ferramentas de teste: PageSpeed Insights, Think With Google e GTmetrix.

As primeiras duas sugeridas são na minha opinião as mais importantes, e não é por acaso que são ferramentas desenvolvidas pela google, o que vem trazer uma importância adicional para obter bons resultados.

Por norma um site wordpress lento que seja estático, e o seu conteúdo nunca ou raramente mude, pode ser optimizado e irá se manter assim durante muito tempo, contudo, para sites com actualizações e mudanças de conteúdo constantes, já é outro caso.

Uma monitorização e manutenção constante é necessária, pois durante o processo de actualização de plugins, estes podem trazer novos problemas que não existiam antes, e irão contribuir para a lentidão do site.

Novo conteúdo no site necessita também de monitorização constante de forma a que os colaboradores que o introduzem no site, não comecem a se desviar do plano de optimização.

Concluindo, todo este processo de optimização de um site wordpress lento, embora ao alcance de qualquer pessoa disposta a aprender, continua a ser um processo que fornece vantagem a quem se encontra na área há muito tempo. Se necessitar de um serviço profissional de Optimização de Sites WordPress, a Be-Wide Online Solutions está ao seu dispor!

Orçamento Grátis e Sem Obrigação

Oferecemos serviços digitais desde Web Design, Desenvolvimento Web, Design Gráfico, Marketing Digital, Domínios & Alojamento e muito mais!