Provavelmente conhece o marketing tradicional, que promove marcas, produtos e serviços por meio de canais como televisão, rádio, outdoors, revistas e jornais. Mas e as estratégias de marketing digital? O marketing digital usa as plataformas e recursos online para alcançar os clientes, apresentar a sua empresa, seus produtos e serviços, de forma a ampliar o alcance de atuação e melhorar o relacionamento entre a empresa e os seus clientes.

Olha aqui as nossas 10 estratégias de marketing digital

1. Inbound marketing

Cada vez é mais difícil falar sobre as estratégias de marketing digital sem pensar em inbound marketing. Isso porque essa metodologia, que também é conhecida como marketing de atração, tem vindo a ganhar muito destaque devido aos resultados gerados em várias empresas de diferentes áreas. O sucesso do mesmo está no facto de que neste tipo de estratégia, o cliente é sempre o foco principal. Dessa forma, o objetivo da mesma é conquistar a atenção das pessoas e construir um relacionamento com ele por meio da produção de conteúdo como por exemplo: blogposts, redes sociais, e-book, checklists etc.

Inbound marketing

Inbound marketing

 

2. Marketing de conteúdo

Por falar em produção de materiais mais ricos, o marketing de conteúdo é uma das estratégias principais do inbound marketing e também uma mais utilizadas pelas empresas. Marketing de conteúdo consiste em investir em vários tipos conteúdos para educar e ajudar o público-alvo da sua empresa, porque com o tempo cria-se uma relação de confiança e autoridade que direciona até o momento de compra do produto. O conteúdo contém todas as informações necessárias ao possível cliente, de modo a ajuda-lo com as suas dúvidas, necessidades, entretendo e criando um certo valor com o leitor. Assim tendo uma ligação direta com seu negócio, produto e ou serviço.

 

3. SEO

Não podemos falar das estratégias de marketing digital sem falar do Search Engine Optimization (SEO). Isso porque essa mesma técnica corresponde a uma série de ações para a otimização de sites, blogs e páginas na web que vão lhe ajudar a ficar bem posicionado pelos motores de busca, como o Google. O SEO pode ser utilizado entre duas formas, on page ou off page:

-O SEO on page consiste em fazer certas ações que levam uma melhor experiência ao seu cliente enquanto ele está no seu site, aumentando, consequentemente o tempo que o utilizador fica na página, tráfego e leads, por exemplo.

-Por outro lado as estratégias de SEO off page são realizadas fora da sua pagina,ou seja, com ações que impactam na posição do seu site,como citado anteriormente. Basicamente é quando o seu link está na página de uma outra empresa.

SEO - estratégias de marketing digital

SEO

 

4. Anúncios

Quando entra em um site e é bombardeado de anúncios publicitários, é um problema bastante comum no mundo digital. Seja pelos pop-ups ou anúncios de remarketing, quando utilizado em excesso, essas práticas podem afastar o seu público mais do que te ajudar a gerar leads e claro, vendas. É por conta disso que estratégias como por exemplo a dos Native Ads podem ser bem-vindas. Essa estratégia implica na entrega de anúncios com temas parecidos com a da página e/ou cliente, que aparecem como recomendações.

estratégias de marketing digital anúncios

Anúncios

 

5. Plataforma, programas de parcerias e afiliados

Usar uma empresa de terceiros para levar o produto até o cliente pode ser uma ótima oportunidade para alavancar vendas. Isto pode ser feito, por exemplo, através de por exemplo um Marketplace. Num destes casos, uma pessoa promove o produto ou serviço e caso a venda se concretize, ganha um pequeno valor de comissão. No caso das plataformas, elas beneficiam-se naturalmente de ter terceiros em seu ambiente, pois isto auxilia a divulgação dos seus serviço para o cliente.

 

6.Landing pages e pop-ups

No contexto do marketing digital, as chamadas landing pages são os termos utilizados a páginas feitas especificamente para convencer o utilizador a realizar uma determinada ação em favor da empresa, tal como por exemplo adicionar um produto ao carrinho ou clicar num link que leva a uma outra página. Por outro lado, os pop-ups são janelas e pequenos banners que aparecem por cima da página do navegador e tentam convencer o utilizador a aderir a um produto ou serviço. Tanto as landing pages como os pop-ups são utilizados para o propósito da conversão. Se tiver os contatos certos em mãos, fica mais fácil fazer as páginas para depois tentar vender aos clientes.

 

7. Redes Sociais

Redes sociais são sites online ideais para o trabalho de marketing digital das empresas. Afinal, além de conseguir atingir o público de forma estratégica e segmentada, elas apresentam várias possibilidades de interações criativas, como por exemplo: stories, comentar, reagir, compartilhar, guardar, votar e muito mais. Além disso, os hábitos de consumo dos clientes sofreram mudanças drásticas com as tecnologias, e isso reflete diretamente no modo em que as marcas comunicam-se com o público nas redes sociais. Dessa forma, se antigamente o consumidor apenas recebia a publicidade na TV, rádio ou jornal, agora a conversa acontece de ambos os lados. Seja ele por um direct ou storie no Instagram ou um comentário em uma publicação no LinkedIn.

estratégias de marketing digital - redes socias

Redes sociais

 

8. Marketing de influência

O marketing de influência assumiu grande aderência e popularidade no último ano, dando a ideia que todas as pessoas podem ser influencers, especialmente nas redes sociais. A verdade é que este tipo de estratégia realmente funciona, mas por outro lado também é verdade que tem diminuído a sua presença pelas mais diversas razões. À cabeça está os valores enormes que alguns influencers cobram às marcas, algumas somas são completamente impossíveis para algumas marcas nacionais estabelecerem um plano de marketing na comunicação dos seus produtos.

 

9. E-mail marketing

Tem um grande número de pessoas pessoas que dizem que o e-mail marketing morreu. No entanto essa ideia está mais do que errada, pois normalmente ocorre de duas formas: ou essa estratégia não é compatível com o seu público ou a estratégia está a ser elaborada de forma errada. Como por exemplo, são estimados que foram criadas 3 bilhões de contas de email ao redor do mundo. Dessa forma, segundo dados do Pew Research, 92% dos adultos, que estão quase diariamente online, utilizam o seu e-mail, sendo que 61% deles utilizam o mesmo diariamente.

 

10.SEM

SEM ou Search Engine Marketing são as estratégias focadas nos motores de busca usados pelos clientes. Diferente das regras de SEO, que tem foco na atração orgânica, o SEM é mais amplo e engloba o próprio search engine optimization. E isso acontece porque o SEM usa tanto de orgânico quanto de pago. Para obter resultados, são utilizadas técnicas que ajudam as empresas a se destacarem dos concorrentes nos motores de busca, utilizando por exemplo links patrocinados.

 

Conclusão do artigo

Espero que com este artigo tenha descoberto varias estratégias de Marketing Digital para utilizar no seu negocio. Caso queira mais dicas para o seu negócio, porque não ver este artigo sobre Inbound e outbound marketing.

Orçamento Grátis e Sem Obrigação

Oferecemos serviços digitais desde Web Design, Desenvolvimento Web, Design Gráfico, Marketing Digital, Domínios & Alojamento e muito mais!