No que toca à optimização para motores de busca (google ou bing por exemplo), a tendência ao longo dos anos tem sido para mais e melhor conteúdo, e é aqui que seguir estas 15 dicas de SEO é importante para os bons resultados aparecerem.

Ao escrever um artigo ou criar uma página no site, é uma boa estratégia começar por escolher uma frase-chave. O objetivo é tornar o artigo relevante para esta mesma frase-chave, de forma a que este apareça no topo das pesquisas nos motores de busca.

Estas dicas de SEO servem para optimizar a página web para motores de busca e tornar a leitura do texto mais fácil. O uso abusivo das mesmas pode levar a penalizações, o que significa que, forçar texto só para que as dicas sejam seguidas não vai funcionar.

15 Dicas de SEO para optimizar a sua página web

1. Frase-chave no título

A frase-chave deve aparecer no título do teu artigo ou página, de preferência logo no início do mesmo, porque dá logo a entender o assunto que está a ser tratado. O título é a primeira coisa que as pessoas vão ler, e muitas das vezes é a única coisa que vão ler.

Se queres que o teu artigo apareça no início dos motores de busca, colocar a frase-chave no início do título é a mais básica de todas as dicas de SEO que deves seguir.

2. Frase-chave nos subtítulos

O teu artigo ou página deve ter pelo menos um título H2 e H3 que reflete o tópico que é tratado, definido pela tua frase-chave.

Incluir a frase-chave nos subtítulos irá ajudar o leitor a compreender melhor o texto, e embora possa não levar diretamente a um ranking maior, é uma boa prática de escrita para SEO.

Não utilizes subtítulos só porque sim… todos eles devem fazer sentido e ajudar a organizar o texto de forma a que seja mais fácil a sua leitura.

3. Frase-chave na introdução

A frase-chave deve aparecer no primeiro parágrafo do texto, de preferência logo na primeira linha. O tópico deve ser claro logo no início do texto.

O primeiro parágrafo é importante porque é aqui que os leitores muitas vezes decidem ou não se este é o assunto que eles querem ler. Da mesma forma que dizemos aos leitores qual é o assunto do texto, também o dizemos aos motores de busca, como por exemplo o Google.

4. Frase-chave na slug

O link do artigo ou da página deve ser fácil de recordar, focado no assunto e de leitura fácil. O URL deve ser simples e o mais pequeno possível, sem quantidades excessivas de números, e deve ter um ar natural.

É importante que a frase-chave apareça no URL. Um bom link torna mais fácil para os visitantes e os motores de pesquisa descobrirem sobre o que se trata a página.

5. Frase-chave na descrição meta

Outra dica de SEO importante é a adição da frase-chave na descrição meta da página. A descrição meta é um pequeno texto que dá aos motores de busca e leitores uma espécie de resumo do assunto.

Artigos com boas descrições meta recebem mais cliques e isso pode indicar aos motores de busca como o Google que o artigo deve ser um bom resultado.

6. Largura do título de SEO

Embora o titulo SEO não seja visível no site, este irá ser mostrado às pessoas nos resultados de pesquisa dos motores de busca, e pode ser diferente do título mostrado no site.

O título de SEO será a primeira coisa que os visitantes do teu site verão nas páginas de resultados de pesquisa. Se o título não for bom o suficiente, também será a única coisa que eles verão.

O objetivo do título de SEO é fazer com que as pessoas cliquem, acedam ao site e leiam o artigo ou comprem o produto. Para aumentar as chances, tu tens que ter a certeza que o teu título é atraente: não muito curto, nem muito longo.

7. Densidade da frase-chave

A densidade da frase-chave indica quantas vezes esta deve aparecer na página de acordo com a quantidade de texto presente. A densidade perfeita seria ente 0.5% e 3% do texto.

Se a frase-chave for repetida muitas vezes, o texto torna-se pouco apelativo à leitura. É importante que os leitores gostem de ler o conteúdo, o que irá dar o sinal aos motores de busca que o conteúdo da página é bom e relevante.

8. Distribuição da frase-chave

É recomendável manter-nos no tópico durante o texto, e para isto é uma boa ideia existir uma boa distribuição da frase-chave durante o artigo ou página.

Motores de busca, como o Google, querem mostrar os melhores resultados ás pessoas, e no que toca a conteúdo informativo, aquele que se mantém constante no tópico é o que vai se destacar.

Isto para dizer que, os motores de busca vão detectar com que frequência a mesma frase-chave aparece ao longo do texto, e isto irá indicar que todo o texto é sobre o tópico da frase-chave.

9. Comprimento da descrição meta

A meta descrição é um pequeno texto que você pode adicionar ao seu artigo ou página. Às vezes, é mostrado nos resultados de pesquisa do Google e outros motores de busca.

Uma boa meta descrição resume o que é a página e faz com que as pessoas visitem a tua página. Recomendo que mantenhas a tua descrição meta entre 120 e 156 caracteres.

10. Frase-chave usada anteriormente

Como é obvio, se estamos a tentar optimizar uma determinada página para um frase-chave, não faz sentido optimizar outra página ou artigo para a mesma.

A ideia é ser claro para os motores de busca que página ou artigo está a falar de determinado assunto, e evitar conteúdo duplicado.

11. Comprimento da frase-chave

Para idiomas com suporte a palavras de função, o comprimento ideal para uma frase-chave é de até 4 palavras de função. Se o idioma não tiver suporte a palavras de função, é recomendável até seis palavras para a frase-chave.

Quanto mais longo for a frase-chave, menos concorrentes existirá, mas mais difícil será escrever e optimizar o conteúdo para a mesma.

Usar uma única palavra-chave de alto nível pode facilitar na otimização do artigo, mas será mais difícil para esse artigo aparecer na primeira página dos motores de busca devido à grande concorrência.

12. Comprimento do texto

Todas as páginas no site devem conter uma certa quantidade de palavras para aparecer nos motores de busca. Páginas com pouco conteúdo são por norma consideradas de pouco valor pelos leitores, e assim sendo, pelos motores de busca também.

Uma das dicas de SEO mais importante é criar o mínimo recomendado de 300 palavras, para o conteúdo começar a aparecer nos motores de busca. Quanto maior, e mais conteúdo o artigo ou página tiver, maior a chance de este ter maior sucesso.

13. Links internos

Os motores de busca como a Google utilizam links para descobrir novo conteúdo e perceber o quanto importante esse conteúdo é. Quando um artigo possui vários links, dá a entender que este é importante.

Utilizar links para outros artigos, assim como de outros artigos para o novo, é importante para guiar os visitantes e motores de busca para as páginas mais importantes.

Na criação de um artigo ou página nova, é boa prática colocar sempre alguns links para outras páginas do site se estes forem relevantes.

14. Links de saída

De todas as dicas de SEO aqui, esta pode ser a menos relevante, mas não deixa de ser uma boa prática. É importante dar crédito a quem cria bom conteúdo na internet, e por isso, recomendo pelo menos um link para outro site com conteúdo relevante para o tópico.

Este ponto não irá necessariamente melhorar a posição da página nos motores de busca, mas irá ajudar todos nós a longo termo, pois as fontes mais relevantes irão receber mais links.

15. Atributos alt da imagem

Ao adicionar um texto alternativo na imagem, fornecemos aos leitores e motores de pesquisa uma descrição textual do que está nessa imagem. Isso melhora a acessibilidade e a chance de classificar a imagem na pesquisa de imagens.

É uma boa prática adicionar a frase-chave no link e descrição da imagem da mesma forma que a colocamos no artigo. Isto vai ajudar a imagem a aparecer nas pesquisas de imagens para a mesma frase-chave.

Dicas de SEO: Conclusão e comentários finais

Seguir todas estas dicas de SEO não é garantia que a página web irá aparecer no topo das pesquisas dos motores de busca para a frase-chave escolhida.

O conteúdo em si tem que ser bom e fazer sentido, porque em último caso os leitores é que irão decidir com o seu tempo e clique na página, se o conteúdo vale ou não a pena ler.

A estratégia que recomendo é escrever sobre o assunto escolhido de forma natural, dividir o texto em vários segmentos com subtítulos, e no fim, optimizar um pouco mais, mas sem forçar nada.

Claro que com experiência este processo torna-se mais simples e fácil, e é aqui que uma Agência de Marketing como a Be-Wide Online Solutions é uma excelente candidata para gerir e criar o conteúdo do teu site e redes sociais!

Orçamento Grátis e Sem Obrigação

Oferecemos serviços digitais desde Web Design, Desenvolvimento Web, Design Gráfico, Marketing Digital, Domínios & Alojamento e muito mais!