Actualmente é possível encontrar todo o tipo de serviços grátis na internet, até mesmo serviços de criação de sites grátis, mas neste caso específico, existe também muitas desvantagens em utilizar sites grátis para o seu projecto.

Muitas das soluções de sites grátis presentes no mercado fornecem uma forma simples e rápida de criar uma página de apresentação. As opções são vastas e cada uma com as suas vantagens e desvantagens.

Alguns exemplos de serviços online para criar sites grátis: Wix, Webly, Webnode, Site123.

Contudo, serviços de criação de sites grátis vêm com grandes desvantagens, e estas podem ficar cada vez mais visíveis com o passar do tempo.

12 desvantagens em utilizar sites grátis

1. Não temos o controlo do domínio
Se a ideia é criar um site completamente grátis, muitas das plataformas oferecem a opção de utilizar um subdomínio grátis para o site que estamos a criar.

A utilização destes subdomínios significa que nunca iremos poder estar em controlo, e estaremos dependente da plataforma para sempre.

Se um dia tivermos a necessidade de utilizar um serviço de alojamento mais rápido, apenas podemos utilizar as opções disponibilizadas pela plataforma, e existirem sequer tais opções.

O nosso projecto ou negócio fica 100% dependente da boa vontade e das soluções fornecidas pela plataforma que escolhemos.

2. Não temos controlo do servidor
Muitas destas plataformas utilizam um tipo de alojamento web partilhado, o que significa que é uma questão de tempo até o nosso projecto crescer e ter que ser movido para outra solução de alojamento mais rápida.

Se a ideia é crescer, como é obvio esta é muito má solução para iniciar o projecto, devido ao risco que corremos em ficar a depender da plataforma.

Muito provavelmente não nos será disponibilizado uma cópia do site para o migrar para outro servidor, e pior será a situação se decidirmos utilizar um subdomínio grátis.

3. Não podemos construir o site á nossa maneira
Plataformas utilizadas para criar sites grátis funcionam muito á base de templates e designs pré definidos, normalmente com uma dúzia ou mais de opções á nossa escolha.

Muitas das opções e efeitos especiais estão normalmente desactivados para utilizadores que não pagam uma mensalidade, o que limita no tipo de site que podemos construir.

Nunca teremos o mesmo tipo de liberdade para modificar e adaptar um site grátis, como podemos modificar e adaptar com uma solução paga e construída de raíz.

4. É mais difícil fazer optimização SEO
Quando utilizamos este tipo de plataformas de criação de sites grátis, estamos a depender que esta tenha em consideração o SEO das páginas, pois muitas vezes não temos a liberdade de as optimizar como queremos.

Isto acontece porque muitas vezes os templates que estas plataformas fornecem para os utilizadores grátis são poucos e dos mais simples que existe.

Para alguém que queira trabalhar o SEO das páginas do seu site, é muito mais fácil fazer este tipo de optimização com o site construído em wordpress por exemplo, onde temos total controlo da forma como as páginas são construídas.

5. Os planos pagos podem ter um custo elevado
Normalmente este tipo de plataformas necessitam de ganhar dinheiro, e como fornecem um serviço grátis, o serviço que é pago necessita de se pagar por ambos.

Um pacote de desenvolvimento proposto por uma agência de marketing como a Be-Wide Online Solutions, é na maioria das vezes mais económico do que começarmos com uma solução grátis, e ter mais tarde que pagar valores absurdos por cada solução extra.

6. Podem já existir muitos outros sites iguais
Um dos grandes problemas destas plataformas grátis é o quanto limitadas estas são em termos de design, ou seja, muitas vezes o utilizador está limitado a muito poucos templates.

Isto implica que possam existir muitos outros sites iguais, e com isto a imagem da empresa ou marca, pode não ser facilmente reconhecida pelos clientes.

7. Nem todo o tipo de conteúdo é permitido
A maior desvantagem que este tipo de plataforma possui é as suas limitações no que toca ao conteúdo que pode ser hospedado no site.

Cada plataforma difere de uma para outra, mas algo que todas elas têm em comum, é a proibição da utilização de conteúdo para maiores de idade, ou mesmo algo que sugira conteúdo para maiores de idade.

Este caso é apenas um exemplo, mas não há como ter 100% de controlo sobre o que podemos ou não colocar no nosso site, e não correr o risco de perder o site de um momento para o outro.

Sites grátis vs sites pagos

Cada caso é um caso, e talvez no seu caso uma plataforma de sites grátis é a solução, mas na grande maioria, os sites grátis vêm com grandes desvantagens, e muito poucas vezes trazem resultados.

Se é resultados que está a procura, esqueça estas plataformas grátis e procure uma agência de marketing profissional (como a Be-Wide Online Solutions) para o ajudar a expandir o seu negócio.

Normalmente o que sai barato agora, irá sair muito mais caro mais tarde, por isso se está sério em relação ao seu negócio, invista no sucesso do mesmo agora mesmo!

Orçamento Grátis e Sem Obrigação

Oferecemos serviços digitais desde Web Design, Desenvolvimento Web, Design Gráfico, Marketing Digital, Domínios & Alojamento e muito mais!