Os telemóveis têm tecnologia cada vez mais avançada e nos dias de hoje, qualquer pessoa pode tirar boas fotos com o seu telemóvel.
Há já vários anos que existem telemóveis com câmera integrada e, apesar de as fotografias por eles captadas serem boas, nunca foram capazes de fazer frente a a uma câmera profissional (DSLR, mirrorless, …). A evolução foi tanta que hoje já é difícil distinguir quais as fotos que foram tiradas com um smartphone atual ou com uma câmera profissional.
No entanto, para fazer uma boa fotografia, não estamos dependentes apenas de uma câmara de boa qualidade tecnológica, como também do próprio ato de fotografar.

8 Dicas de como fotografar com o Telemóvel

1. Verifique a Resolução

A maior parte do smartphones atuais já possuem resolução Full HD ou 4K.Contudo, muitos deles possuem uma resolução menor ativada por padrão, proveniente de fábrica.
Isto deve-se ao facto de ser usada mais memória quanto maior for a resolução da fotografia.

2. Não use Zoom

Usar o zoom é estragar a fotografia por completo. Ao visualizar a fotografia no telemóvel parecerá uma boa fotografia, no entanto, ao ver essa mesma fotografia num ecrã maior, notará que a foto não tem foco definido nem nitidez por muito boa que seja a lente e a câmara do seu telemóvel.

3. Não utilizar Flash

Usar o flash é também um erro brutal cometido por muita gente. Pode até parecer que ajuda em ambientes escuros, mas deixa a fotografia completamente estragada e desagradável. As cores perdem a fidelidade com o real, nos retratos muitas das vezes os olhos ficam vermelhos e, além disso, por a luz ser direta e demasiado dura, acaba por tirar a noção de profundidade de campo e perdem-se as sombras da fotografia.

4. Mantenha a Lente Limpa

Essa dica parece óbvia, mas é uma das mais importantes. Os telemóveis estão em bolsos e bolsas na maior parte do tempo, sujeitos a poeiras e sujidades do dia-a-dia. Consequentemente, a lente suja-se com tudo o que se possa imaginar. O mais notório são as impressões digitais que deixam a lente gordurosa refletindo assim uma imagem sem nitidez. Antes de fotografar, limpe sempre a lente mesmo que ela pareça limpa.

5. Tire várias fotos

Um problema comum no que toca a fotografia é achar-se que a primeira a primeira fotografia está boa, mas é quase impossível que a primeira fotografia fique boa. Não tenha medo de fotografar, não interessa se tirou demasiadas fotografias, depois pode sempre selecionar as melhores.

6. Faça um bom Enquadramento

Todos os smartphones possuem a opção de adicionar grelha no ecrã, o que permite ter uma melhor noção do enquadramento da fotografia. É imprescindível usar essa grelha para fotografar.
A maior parte das pessoas não pensa no enquadramento aquando fotografam, embora tenham algum sentido estético que lhes permite encontrar beleza e harmonia numa fotografia, mesmo que sem perceber de onde provêm essas características.  Para melhorar os conhecimentos sobre enquadramento, dedique algum tempo ver trabalhos de fotógrafos profissionais e perceber como posicionam os objetos na fotografia. Em seguida, reveja algumas das suas fotografias e tente comparar e perceber como pode melhorar a imagem alterando o enquadramento.

7. Mais Luz = Mais Qualidade

Para ter uma boa qualidade de fotografia com o telemóvel é necessária boa luz, seja luz natural ou artificial, afinal fotografar é desenhar com luz.Depois de decidir qual o seu objeto fotográfico, preste muita atenção à origem da luz e como se comporta. A luz não precisa de incidir sobre o seu objeto, por norma a luz indireta  funciona muito melhor.
É necessário ter atenção também com a contraluz, evitar ao máximo fotografar com a luz apontada para a lente pois assim o motivo principal da fotografia ou fundo vai ficar demasiado exposto ou sobreexposto.

8. Edite sempre as suas fotos

A maioria dos fotógrafos atuais editam as suas fotografias antes de as publicarem onde quer que seja. Por editar uma fotografia, entende-se a alteração das cores, definições (como a exposição, a matiz, entre outros), e não de um filtro aplicado no Instagram.

Deixo algumas das melhores apps para explorar esta área da fotografia:
Adobe Lightroom – Editor de Fotos Profissional;
Snapseed – editor de fotos;
Afterlight 2;
SKRWT – editor de fotos.

Orçamento Grátis e Sem Obrigação

Oferecemos serviços digitais desde Web Design, Desenvolvimento Web, Design Gráfico, Marketing Digital, Domínios & Alojamento e muito mais!