Lembram-se daquela manhã em que cheguei atrasada ao café com os olhos mais pequeninos que uma ervilha? Pois… não foi noitada na discoteca nem maratona de filmes… na verdade estava a ganhar alguns trocos, bem se calhar não é a melhor maneira de explicar, vamos por partes: estava sentada ao computador com as costas curvadas e cheia de dores de cabeça, com os olhos quase fechados, um copo (ou uma garrafa) de coca-cola ao lado e algumas batatas fritas; estava a criar um flyer para dar vida e cor a um evento! Na verdade já ia na quinta proposta de layout porque o cliente não estava satisfeito (nem sabia o que queria), as ideias já se esgotavam e o sono aumentava… Mas! Consegui! Após várias horas a puxar pela criatividade lá fiz o tão desejado flyer, o cliente ficou muito satisfeito e eu satisfeita a dobrar, feliz da vida! Aquelas horas todas sentada toda torcida na cadeira valeram a pena e das poucas horas que dormi, dormi com a consciência tranquilíssima e orgulhosa por ter feito mais um cliente feliz. Nunca devemos desistir.

Não somos cromos nem ratos de computadores!

Após beber o tão desejado café nessa manhã, ainda fui trabalhar, mal me levantei da cadeira, as minhas mãos já estavam congeladas devido à posição no teclado e do rato. Após aquelas horas todas a trabalhar quando finalmente pensava que ia para casa… vem o cliente pedir mil e uma alterações! Lá vem as dezenas de ficheiros “projeto1.ai“, “projeto2-quaseacabado.ai“, “projeto3-talvezfinal.ai“, “projeto4-quasesequaseacabado.ai“….Que vela que apanhamos… Mas a satisfação do cliente é mais importante (embora nem sempre tenham razão), afinal os profissionais somos nós certo? Estamos cá para alguma coisa!

 

designer-desk-bewide

 

Dia de criação, inovação e valorização!!!

O dia do designer é marcado a 5 de novembro! É o dia mais importante do ano (para nós). O dia em que queremos mostrar ao mundo como o nosso mundo funciona, que não somos robots nem as ideias que os clientes nos passam saem automaticamente tipo “está feito em 5 minutos?” Nãoooo! Não funciona assim! Muitos olham para o photoshop/illustrator (nossos melhores amigos de trabalho) como “começar”, “realizar” e “finalizar”, mas essas palavrinhas são compostas por dezenas de ferramentas, compostas por centenas de funções e que cada função está gravada na nossa mente e temos que puxar pela nossa criatividade para por cada uma delas a funcionar da melhor maneira possível! Cada função origina uma ideia e cada ideia dá vida a um flyer, um logotipo, um cartão de visita… Parece algo mecânico não? Mas não é, a nossa criatividade é algo rara, todos podem aprender a mexer nos programas mas nem todos possuem o dom de criar e inovar, é algo que não está na esquina do lado nem à venda no Shopping por isso deve sim ser valorizado e muito!

“Design gráfico é a capacidade de criar algo enxuto a partir de várias considerações e habilidade para tirar o excedente e filtrar o essencial, alcançando a satisfação quando consegue traduzir o desejo do cliente e atingir interação completa com o receptor” – Ikko Tanaka

2mg2pth

O nosso dilema… com o programador.

Ideias não nos falta! A nossa cabeça funciona a 300km/h, no mesmo segundo que o cliente está a colocar a ideia, nós já fizemos mil e um projetos na nossa cabeça, estamos sempre a um passo à frente e isso é fantástico! Excelente para nós e um grande problema para por exemplo… os programadores! Coitadinhos, realmente é um perigo quando eles trabalham connosco! Nem sempre conseguem colocar em prática as nossas loucas ideias nem acompanhar o que dizemos. Ninguém é bom a tudo (quem me dera) e muito menos perfeito, mas há muitos projetos que é 50/50 e a parte do programador (por mais fantástica que seja a ideia), por vezes não é (nunca é) concluída da maneira que o designer “programou”. Isso nos deixa muito tristes…e (completamente) chateados! Mas como somos de bom coração lá entendemos o esforço do desenvolvimento web deles e aceitamos…

dilema-com-o-programador--dia-dod-esigner---be-wide

Nós somos o que fazemos!

Este texto foi escrito por alguém que é completamente apaixonado pelo que faz! Dedica-se a 100% e tem amor à camisola!
Não tem como objetivo ofender ou criticar terceiros, simplesmente foi escrito de uma maneira seriamente divertida de como é o nosso dia-a-dia. Parece divertido sentar-se numa cadeirinha e assim ficar o dia inteiro… mas não é, a posição da cadeira é desconfortável e muitas vezes tudo o que mais queremos é apanhar um bocadinho de ar e distrair um pouco. O nosso mundo gira de uma maneira diferente do das outras pessoas, a nossa forma irónica de por vezes estar com a vida faz parte do trabalho, do quanto habituados estamos a lidar com a ilusão das nossas criações. Somos criticados por muitos e valorizados por poucos, ser designer é uma profissão mas acima de tudo é feito com paixão, com garra e muita luta para chegar até algum patamar.

Quando se lembrar de nos criticar, lembre-se de quantas vezes deixamos de sair com os amigos e a família (por vezes esquecemos de comer) para ficar fechados em casa a criar e inovar a sua empresa que hoje em dia tem sucesso graças à imagem que demos. Seja profissional também, valorize um designer!

Orçamento Grátis e Sem Obrigação

Oferecemos serviços digitais desde Web Design, Desenvolvimento Web, Design Gráfico, Marketing Digital, Domínios & Alojamento e muito mais!