No começo dos tempos da web construir um site de sucesso era algo difícil, e tinha um grau elevado de exigência no conhecimento de programação e domínio de programas para criar, tratar imagens e montar um site.

Mas, ao longo dos anos, foram surgindo diversas alternativas sendo que, atualmente, é bem mais fácil registar um nome, criar um site e produzir imagens de qualidade para deixar a página visualmente mais agradável.

Como construir um site de sucesso

Construção de sites

Contudo, muitas empresas preferiram “escapar” à parte dos websites e ir diretamente para o caminho mais fácil: criar apenas um perfil ou uma fanpage no Facebook, usando isso como o seu principal endereço web. Mas um site é indispensável para o sucesso prolongado, quer seja criação de lojas, criação de blogs, sites de associações, etc, pois os sites funcionam de maneira mais parecida a uma montra, pois são renovados, mas não com tanta frequência comparada às redes sociais. Além disso, especialmente no caso de criação de sites para empresas, o site serve principalmente para trazer informações essenciais — como preços, produtos e canais de contato.

Dito isto, para construir um site de sucesso é necessário, primeiramente estabelecer quais os objetivos principais, pois fará com que o seu plano seja mais estruturado. Os objetivos de criar site pode ser para ganhar dinheiro, através do marketing de afiliados, fazer publicidade – e aqui o que conta é o tráfego – ou então vender os seus próprios produtos ou serviços no site. Outro objetivo pode ser a marca pois, para alguns, a fama e a reputação é mais importante do que o dinheiro. Ou seja usam sites para aumentar o valor da marca, o que futuramente pode gerar o aumento das receitas. Por fim, poderá ser devido ao conteúdo, isto é, quando o objetivo do site é criar e partilhar conteúdo de qualidade valiosa. Independentemente dos objetivos é necessário o desenvolvimento web – criação e gestão dos conteúdos dos sites para ser um site sucedido.

Como construir um site de sucesso:

Antes de começar a criar o site propriamente dito, é necessário uma projeção do site. É importante fazer um pesquisa em outros sites, com bons designs e perceber o porquê do site ser bom. Depois defina a função do seu site e perceba o que poderá fazer diferente dos outros todos que se relacionam com o seu.

Como construir um site de sucesso - projeção do site

Planeamento do site

Faça um planeamento, pois construir um site de sucesso irá exigir muito tempo e dinheiro, então defina um limite para ambos e comece. Próximo passo é juntar o conteúdo e decidir qual é o melhor para o seu site e qual o que resultará melhor. Por fim, considere os dispositivos usados pelos os utilizadores, isto é, criar um site que seja suportado por smartphones e tablets.

Depois da projeção do site, já podemos passar para a fase de construção do site.  Primeiro passo é decidir qual método ou ferramenta que será utilizado para construir o site. Existem inúmeras plataformas para construção de sites, e as pessoas e empresas têm diferentes opiniões de quais as melhores opções, por isso faça uma pesquisa de qual a melhor aplicação ou plataforma mais eficiente para o seu site.

Existem três opções: a primeira é ser você mesmo a criar o site. Para isso é aconselhável um programa de construção de sites como o Adobe Dreamweaver, para facilitar a construção do site, mas um pouco de conhecimento de programação deverá ser necessária. A segunda opção é usar um sistema de gestão de conteúdo, pois ajuda-o a criar páginas web e publicações de blogs de forma rápida e fácil. A terceira opção é construir o site do zero, e para isso é necessário começar a usar o HTML e o CSS, mas terá que se informar e educar sobre este tipo de programação. Por fim, a última opção é contratar um profissional de criação de sites. Caso não esteja disposto a projetar o seu próprio site ou a aprender linguagens de programação, contratar um profissional pode ser a sua melhor opção para que garanta que o seu site tem a qualidade suficiente para ter sucesso.

Como construir um site de sucesso - ter atenção ao conteúdo

Conteúdos dos sites

Depois do site estar construído, é muito importante que se foque em fornecer serviços e conteúdo de qualidade.  Esteja focado na sua área de atuação, dedique tempo ao seu site e esteja preparado para a concorrência, principalmente para sites de conteúdo, que são os que exigem menos investimento, por isso são os que têm uma concorrência maior. Caso seja um site para empresas de produtos e/ou serviços e não tiver muito tempo para dedicar ao site, também existem empresas especializados para efectuar este tipo de trabalho. O importante é que uma vez que o site esteja pronto, esteja sempre atualizado, com design apelativo e com conteúdo cativante.

 

Orçamento Grátis e Sem Obrigação

Oferecemos serviços digitais desde Web Design, Desenvolvimento Web, Design Gráfico, Marketing Digital, Domínios & Alojamento e muito mais!