Se não sabes se deves optar por criar um site grátis ou um site profissional? Este artigo é prefeito para ti, pois irei mostrar as diferenças e esclarecer todas as suas dúvidas.

Tudo depende da tua intenção, por isso é necessário avaliar o que se adequa mais a ti. Descobre aqui quando é melhor criar um site gratuito ou desenvolver um site com profissionais. O armazenamento de arquivos em geral sem a necessidade de que pessoas desconhecidas encontrem esses arquivos.

A comunicação com grupos limitados de pessoas, somente para quem envias-te pessoalmente o endereço do site.

Funções de um site profissional:

  • Na Divulgação ou na venda de produtos, serviços e marcas para indústrias, comércios, escolas, etc.
  • Ter uma maior visibilidade no Google, isto é, a intenção de aparecer para quem procura termos relacionados ao seu site.
  • Comunicar com grande número de pessoas que se interessam pelo assunto do seu site.

Quais são as diferenças entre criar um site gratuito e um site profissional

Depois de saber qual é o teu objetivo, deves avaliar os benefícios oferecidos por cada tipo de site. Assim podes decidir definitivamente qual é a melhor opção. Em primeiro lugar, o melhor a fazer é pensar na relação custo/benefício.

SITE GRÁTIS

  • Investimento inicial: nenhum
  • Tempo de criação: mais rápido
  • Aparece no Google: quase nunca
  • Suporte técnico: inexistente
  • Design personalizado: limitado
  • Análise de dados: imprecisa

SITE PROFISSIONAL

  • Investimento inicial:  valores variam
  • Tempo de criação: mais lento
  • Aparece no Google: se for bem feito
  • Suporte técnico: personalizado
  • Design personalizado: sem limites
  • Análise de dados: detalhada

Na verdade, neste ponto, tudo depende do teu objetivo e do orçamento que tem disponível.

Por exemplo, se o teu objetivo é um site para divulgar uma festa de casamento. Ou seja, a tua página não precisa aparecer para desconhecidos nas buscas do Google. Se apenas enviar um link para os convidados todos já vão ficar sabendo dos detalhes da festa. Por isso, um site grátis era suficiente para suprir as tuas necessidades.

Ainda assim, se queres uma página altamente personalizada e tem orçamento para isso, então a melhor opção seria criar um site com web designers qualificados.

Além disso, se o site tem com objetivo divulgar o serviço de uma empresa, aparecer nas buscas do Google é uma prioridade. Tem muita gente procurando pela internet. Em outras palavras, o site que aparecer com mais destaque terá muito mais chances de ter mais lucro. Por isso, a melhor opção seria fazer um investimento em um site profissional!

criar um site grátis

Como Criar um Site Grátis?

Nos tempos atuais existem várias ferramentas para criar um site grátis. Então basta investigar qual se adequa mais ao teu estilo ou qual o agrada mais. Para isso, também podes investigar no Youtube vídeos para saber as melhores opções para o que deseja fazer. Depois, ainda no Youtube, existem conteúdos das próprias plataformas que o ensinam a criar um site gratuito. Do mesmo modo, que poderás ver conteúdos de pessoas sem relação com as plataformas também mostrando variadas maneiras de obter o desejado.

Como criar um site profissional?

Se pesquisares um pouco na internet, vais achar várias empresas especializadas no assunto que vão executar o designe que queres na perfeição. Basta contactar a empresa escolhida com os meios de contacto que apresentam no devido site, mostrar o que pretende e se for o caso de ter material de inspiração, dar a empresa e depois pedir um orçamento prévio para saber se é acessível.

Como avaliar um site profissional?

Desde já, deves ter atenção quando fores contratar uma empresa de desenvolvimento de sites. Assim como em qualquer outro investimento, existem bons e maus profissionais no mercado. Tem a certeza que o que a empresa te oferecer seja realmente o que vai ser entregue.

Já que vai ter esse custo, o site precisa oferecer um conjunto mínimo de vantagens. Afinal, se for assim, vale mais a pena usar as plataformas gratuitas. Saiba as 5 coisas que todo site profissional precisa ter.

 

 

1- Ter um bom posicionamento no Google, isto é o SEO tem de ser bem feito.

Primeiramente, se não sabes o que significa SEO, é uma sigla que vem do inglês (Seach Engine Optimization) e significa “otimização para mecanismos de busca”. Ou seja, a sigla é um conjunto de técnicas usadas para fazer com que o seu site apareça numa boa posição nas buscas do Google.

Todos os sites profissionais precisam passar pelo SEO, pois através dele vai melhorar o seu posicionamento no Google.

2- Páginas com tempo de carregamento otimizado.

Desde já, este é um dos tópicos que influenciam diretamente o desempenho do seu site. Em outras palavras, quanto mais rápido for o carregamento da página, mais ela vai aparecer em boa posição nas buscas. Além disso, os visitantes vão permanecer na página pelo curto tempo de espera. Contudo, existem maneiras de diminuir o tamanho dos arquivos e o tempo de carregamento de um site profissional.

3- Design que funciona em todos os dispositivos

A maioria dos acessos a Internet são feitos através dos dispositivos moveis. Por isso, é importante que o teu site seja compatível com todos eles. Ou seja, compatível com smartphones e tablets. Este também é um fator que ajuda a melhorar a tua posição no Google.

4- Layout que transmite confiança.

Um site precisa ter um visual atrativo e intuitivo. Por um lado, é preciso transmitir uma mensagem compatível com a tua marca. Por outro lado, o cliente precisa achar facilmente as informações.

5- Ter Ferramenta que analisem o tráfego do site

A princípio, muitas pessoas não sabem, mas é possível descobrir como os consumidores se comportam no seu site. Existem ferramentas como o Analytics que mostram com precisão tudo o que acontece na sua página. Isso é essencial para perceber melhor o teu público e melhorar ainda mais a sua abordagem.

Um site profissional precisa de ter ferramentas para medir o comportamento dos seus clientes.

Quanto custa para criar um site profissional?

Antes de mais nada, os preços para contratar uma empresa especializada na criação de sites podem variar muito. Existem alguns fatores que acrescentam para essa diferença de valores, mas que se tiver disponibilidade são um investimento positivo:

A qualidade da empresa

Algumas empresas cobram valores muito baixos em comparação ao mercado. Nesse sentido, é bem provável que a qualidade do serviço vai ser inferior. Acima de tudo, avalia a relação custo/benefício. Se o teu site não possuir os cinco elementos citados no tópico acima, vai ser um mau investimento.

Os recursos disponíveis

No caso de um site profissional, vários recursos podem encarecer, por exemplo se tiver um carrinho de compras, chat de atendimento, etc.

O prazo de entrega

Antes de tudo, é importante saber que muitas empresas aumentam o preço se o prazo de entrega for curto. Nesse sentido, tenta fechar contratos com o prazo de pelo menos 30 dias de entrega. Se quiseres o teu site pronto no mesmo momento, provavelmente vais ter que pagar mais por isso.

Em suma, neste artigo espero ter te ajudado a perceber qual dos dois tipos de sites é mais adequado a tua situação e que tenhas tomado a decisão mais vantajosa para ti.

Orçamento Grátis e Sem Obrigação

Oferecemos serviços digitais desde Web Design, Desenvolvimento Web, Design Gráfico, Marketing Digital, Domínios & Alojamento e muito mais!