O que é fotografia?

Tentar responder a essa pergunta é como tentar responder à pergunta “Qual é o significado da vida?”
Isto porque a fotografia é muito complexa. Tem muitas facetas e tipos. A fotografia tem tantos aspectos técnicos como criativos. A maneira como a fotografia é feita é diferente de pessoa para pessoa.
Além disso, existe uma variedade ilimitada nas fotos. Nesse sentido, tentar explicar a diferença entre uma foto instantânea comum e uma obra de arte é um trabalho muito difícil. Conseguimos dizer olhando para duas fotos qual é qual, mas distinguir de amador a profissional não é uma tarefa fácil.

A fotografa definida

fotografia

Ao tentar quantificar o que é a fotografia, é importante primeiro começar com uma definição de fotografia.
Em termos leigos, a fotografia é simplesmente o processo de capturar luz com uma câmara para criar uma imagem.
Isto foi feito pela primeira vez em 1826, quando Joseph Nicéphore Niépce tirou uma foto da sua janela. A imagem, mostrada acima, foi intitulada View from the Window at Le Gras.

Em termos de assunto, a foto não é impressionante. No entanto, sendo a fotografia mais antiga que existe, é uma parte importante da história da fotografia.
Por mais simples que seja esta imagem, ela demonstra perfeitamente o processo técnico da fotografia.
Para processar a imagem capturada com a sua câmara, Niépce utilizou um processo de sua invenção denominado heliografia.
É necessário que betume seja dissolvido em óleo de lavanda. A substância resultante foi revestida em uma litografia. Depois de seco, uma gravura foi colocada na litografia e, em seguida, exposta à luz solar.
Após a secagem, o óleo de lavanda foi removido com qualquer betume não endurecido. As áreas restantes na superfície da litografia foram lavadas com ácido para criar a imagem final.
Mas Joseph Nicéphore Niépce é apenas um jogador na história da fotografia. Houve muitas outras conquistas fotográficas ao longo do caminho.

O Daguerreótipo
Inventado em 1829 por Louis Daguerre, um pintor francês, o processo do Daguerreótipo foi baseado no trabalho de Daguerre com Niépce. O processo de fotografia de Daguerre encurtou a exposição muito longa necessária para um heliógrafo e resultou em imagens que eram muito mais claras. Abaixo, você pode ver sua foto L’Atelier de l’artiste, que foi criada em 1837.

Papel sensível à luz
Por mais surpreendente que fosse a qualidade da imagem do Daguerreótipo, poucas semanas depois que Daguerre anunciou seu processo, Fox Talbot, um cientista da Grã-Bretanha, revelou que havia desenvolvido uma maneira totalmente nova de criar fotos.
Em vez de confiar em placas de metal como Daguerre e Niépce fizeram, Talbot usou papel fotossensível. Seu método, denominado processo de calótipo, foi divulgado em 1841.

Película de rolo é inventada

Em 1888, George Eastman e seu sócio, Henry A. Strong, usaram o filme em rolo pela primeira vez.
Este filme Eastman Kodak era de celulose transparente que veio no formato de 70 mm. Os rolos foram então cortados ao meio (por Thomas Edison) para criar o que se tornou o tamanho de filme padrão de 35 mm.
Esses rolos pequenos e fáceis de usar revolucionaram a fotografia de tal forma e tornaram-na acessível a qualquer pessoa.
A partir daí, muitos outros avanços foram feitos na fotografia, incluindo o desenvolvimento de câmeras 35mm, filme instantâneo, fotografia digital e o desenvolvimento da fotografia móvel.
Podemos dizer que George Eastman foi quem popularizou a fotografia, inventou a Kodak Brownie, que democratizou a prática da fotografia, permitindo que qualquer pessoa fizesse as suas próprias fotografias. Era vendida por 1 dollar e no primeiro ano foram vendidas 100.000 unidades, muitos consideram esta a máquina mais importante de sempre porque sendo de produção tão barata, por menos de 2dollars qualquer família comprava uma Brownie o rolo e a revelação, era acessível e de fácil utilização desde profissionais a crianças.

 

Fotógrafos famosos que popularizaram a fotografia

Seria impossível listar todos os fotógrafos ao longo dos anos que contribuíram para tornar a fotografia uma atividade mundial de milhões. Na verdade, é quase impossível reduzir uma lista dos fotógrafos mais famosos a menos de várias dezenas.

Ansel Adams – Wikipédia, a enciclopédia livre

Ansel Adams

Ansel Adams, cujo trabalho mais famoso inclui fotos a preto e branco de paisagens do oeste americano (como o rio Snake e Tetons). Ele é talvez o fotógrafo mais famoso da história e ajudou a popularizar a fotografia de paisagem, bem como a preservação de espaços naturais. Uma das citações mais famosas de Ansel Adams é: “Você não tira uma fotografia, você a faz.”

Henri Cartier-Bresson

Henri Cartier-Bresson, considerado o pai do fotojornalismo. Seus retratos sinceros e cenas de rua capturaram a imaginação de milhões. Ele também fotografou alguns dos eventos mais importantes da história, incluindo a Revolução Chinesa e as mudanças sociais e econômicas nos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial. Uma das melhores citações de Henri Cartier-Bresson é: “Para mim, a fotografia é o reconhecimento simultâneo, numa fração de segundo, do significado de um evento.”

Dorothea Lange, que se tornou uma das fotógrafas mais famosas da história, graças às suas fotografias de estilo documentário da Grande Depressão. Na verdade, quem já viu fotos dessa época, é bem provável já ter visto algumas das suas fotos. Além de registar uma era importante da história americana, o trabalho de Lange mostrou ao mundo como uma câmara pode ser poderosa. Uma das citações mais famosas de Dorothea Lange é: “Embora haja talvez uma província em que a fotografia não pode nos dizer nada mais do que o que vemos com nossos próprios olhos, há outra em que nos prova o quão pouco os nossos olhos nos permitem ver.”

How Did Pictorialism Shape Photography and Photographers ? | Grand central terminal, Central station, Grand central station

Alfred Stieglitz, que popularizou a fotografia como forma de arte no final dos anos 1800 e no início dos anos 1900. Ele é mais conhecido por retratos que tinham sentimento e emoção que os tornavam mais do que apenas um instantâneo de um momento no tempo, mas uma peça que contava a história daquela pessoa naquele momento. A percepção atual da fotografia como arte, tanto quanto pinturas e esculturas, deve-se em grande parte a Stieglitz. Uma das citações mais famosas de Alfred Stieglitz é: “Não sou pintor, nem artista. Portanto, posso ver com clareza e isso pode ser minha ruína”.

A importância da fotografia.

A importância da fotografia reside simplesmente no fato de que, sem ela, não seríamos capazes de preservar a memória de momentos importantes das nossas vidas e da história.
Pense por um momento em algumas das imagens mais influentes já tiradas.
Essas fotos são muito mais do que simples fotos. Eles representam o mundo, a humanidade, nós. Elas contam o que conquistamos como humanidade.
As fotos mostram a todos nós as habilidades extraordinárias que possuímos, mas também lembram-nos do horror de que somos capazes.
Algumas dessas fotos tornaram-se história porque foram as primeiras do gênero, outras porque nos ajudam a entender quem somos e nos dão um vislumbre do mundo e de eventos que nem conhecíamos ou lembrávamos.

A fotografia não só pode contar-nos sobre o nosso passado, mas também pode mudar o nosso futuro.

1932: A most famous photograph - MyHeritage Blog

Mais de 250 metros acima de Manhattan, esses homens fazendo uma pausa, conversando casualmente e fumando durante a construção do Rockefeller Center. Essa imagem ajudou a afirmar a crença idealista de que Nova York não tem medo de empreender nenhum projeto.

The Terror Of War, Nick Ut, 1972 – Nick Ut
Phan Thi Kim Phuc tinha nove anos quando esta foto foi tirada. O horror da guerra é representado nesta foto através dos gritos desesperados de crianças rodeadas por soldados. Phan Thi Kim Phuc estava nua porque foi atingida por napalm. Esta fotografia tornou-se um símbolo da política contra as atrocidades da Guerra do Vietnam.

Nascer da Terra – Wikipédia, a enciclopédia livre

Earthrise, William Anders, NASA, 1968 – William Anders
Retirado da órbita lunar durante a missão Apollo 8. Estas imagens espetaculares ajudaram no surgimento do movimento ambientalista.

Sábado sangrento, H.s. Wong, 1937 – H.S. Wong
H.S. Wong tirou esta foto em Xangai, após o conflito contra o Japão. Uma das fotos mais importantes de todos os tempos.

A Fotografia é importante porque é uma forma de arte.
Como pintar, com fotos podemos criar uma imagem e adicionar-lhe a nossa interpretação. Podemos pintar com luz, ou usar um software para editar e adicionar o nosso toque pessoal às imagens.

Brincando com luz e sombras, cores e contrastes, compondo imagens por meio de elementos de arte visual e aproveitando o poder da ciência e dos dispositivos digitais para oferecer uma representação do mundo como VOCÊ, o fotógrafo, o vê.

A Fotografia é uma linguagem
Podemos ser explícitos com palavras, contar histórias, escrever blogs e enviar mensagens de forma clara para que todos possam entender.
Com as fotografias, conseguimos criar a nossa própria linguagem. Temos que cavar mais fundo e encontrar uma maneira diferente de “falar” e de nos expressar-mos.
Cores, contrastes, diferentes enquadramentos são formas de contar histórias com fotografia e desenvolver uma linguagem que expressa sentimentos e emoções de uma forma que às vezes ultrapassa as palavras.

“A Fotografia tem a ver com a expressão.
Tentamos captar luz da maneira que queremos porque é uma forma de expressão.
A fotografia é uma janela para o sub-consciente e as fotografias são uma manifestação disso. A maneira como abordamos a fotografia é em última análise uma expressão do nosso humor, educação, valores, vitórias e derrotas.
Acontece connosco quando pressionamos o botão do obturador, quer percebamos ou não.
A pergunta que se põe é, o que é a Fotografia?
A parte boa desta pergunta é que é inteiramente subjectiva, assim como a fotografia. É tudo uma interpretação, não há resposta correcta, e podemos todos aprender algo pela maneira como os outros vêm o mundo.
A Fotografia é o equipamento, é a exposição e composição, é a luz e o pós-processamento. Mas no fim, sera que isso tudo é assim tão importante? Que estamos a tentar dizer? Se não temos nada a dizer, o mesmo nota-se nas nossas fotografias.”
– Rodolfo Fernandes


Rodolfo Fernandes

Rodolfo Fernandes

Fotografia e Video

Orçamento Grátis e Sem Obrigação

Oferecemos serviços digitais desde Web Design, Desenvolvimento Web, Design Gráfico, Marketing Digital, Domínios & Alojamento e muito mais!