A escolha de um alojamento web perfeito para as necessidades do seu website pode não ser um processo fácil, especialmente quando não percebea diferença entre os diferentes pacotes de alojamento e os requisitos do seu projecto.

Contudo, esta é uma decisão fundamental que deverá ser tomada de uma maneira informada e ponderada, uma vez que influencia grande parte das futuras decisões e o sucesso do seu projeto.

Neste guia iremos passar-lhe todo o tipo de informações que deverá ter em conta na escolha de um alojamento web para o seu site, de modo a fazer uma escolha informada que irá responder às suas necessidades.

O Que é um Alojamento Web?

O alojamento de um site na Internet (ou web) em termos simples é o ato de colocar o seu site num servidor de modo a estar acessível na Internet.

Ou seja, o alojamento web é feito por um servidor que armazena e disponibiliza para o público todas as informações e conteúdos do site, como texto, imagens e vídeos.

De uma maneira geral, todos os alojamentos correm numa ótica de 24/7/365, isto é, por 24 horas durante 7 dias por semana e 365 dias por ano, embora tal não seja um requisito.

É importante não confundir o alojamento com o domínio, uma vez que são conceitos diferentes.

A função do domínio é apontar para o servidor onde o seu website está alojado.

Logo, para poder disponibilizar os seus conteúdos na Internet precisa tanto de um domínio como de alojamento web.

Os Vários Tipos de Alojamento Web

Embora, de uma maneira teórica, possa alojar o seu website desde casa (com requisitos técnicos enormes), existem inúmeras vantagens ao confiar em empresas dedicadas para realizar esse alojamento por si.

Contudo, precisa de ter algum conhecimento teórico e prático sobre os diversos tipos de alojamento web que estas empresas disponibilizam, de modo a poder escolher a solução que mais lhe seja benéfica, sobretudo numa ótica de custo/qualidade.

Normalmente as empresas de alojamento web, como é o caso da Be-Wide Online Solutions, oferecem vários tipos de alojamento, e cada um dos tipos vai depender muitas vezes do tipo de site que o cliente vai hospedar.

Iremos abordar cada um dos diversos tipos de alojamento em maior detalhe, oferecendo recomendações para poder identificar a melhor solução para si.

Os 4 Tipos de Alojamento Web a Ter em Consideração

Por norma encontramos 3 tipos de alojamento web na grande maioria dos fornecedores: partilhado, VPS e dedicado. Contudo, nos últimos tempos temos visto alojamento cloud a aparecer como outra opção para os clientes.

Não se assuste com os seus nomes, iremos falar sobre cada um de uma forma (relativamente) simples.

1. Alojamento Partilhado

Alojamento Web do tipo Partilhado

Alojamento Partilhado

Tal como o nome indica, este tipo de alojamento web é partilhado entre vários clientes.

Normalmente é composto por servidores, onde são adicionados centenas de outras sites de outros clientes. Os vários clientes partilham os mesmos recursos do servidor entre si.

A grande vantagem deste tipo de alojamento é que é o mais barato possível, e uma boa opção para websites simples apenas com informação básica sobre o projecto, ou que estejam a começar.

As Vantagens do Alojamento Partilhado:

  • Preço é o mais baixo possível;
  • Rápido de instalar e preparar para o cliente final;
  • Não requer muitos conhecimentos técnicos da parte do cliente.

As Desvantagens do Alojamento Partilhado

  • O mesmo servidor é partilhado por centenas de clientes, partilhando o mesmo IP;
  • E-mails que são enviados do servidor podem ser sinalizados como spam e não chegar ao destinatário final;
  • Se o site receber muito tráfego, pode deixar de funcionar.

2. Alojamento VPS (ou Virtual)

Alojamento Web do tipo VPS

Alojamento VPS

Com este tipo de alojamento web, o mesmo servidor pode ainda ser utilizado por vários clientes, mas este já é dividido de forma a reservar uma certa quantidade para cada site hospedado no servidor.

A ideia de uma VPS (“Virtual Private Server”) é imitar um servidor dedicado onde determinado site possui os mesmos recursos a qualquer momento.

Este tipo de alojamento é melhor que o partilhado, especialmente se o site tem já algum tráfego. Existem vários pacotes com certas quantidades de recursos, quantos mais recursos, melhor será a VPS em teoria.

As Vantagens do Alojamento VPS

  • Preço pode ser médio-alto, depende da quantidade de recursos subscritos do pacote da VPS;
  • O ambiente de alojamento está separado dos outros sites no mesmo servidor;
  • O alojamento é mais estável e menos propício a deixar de funcionar.

As Desvantagem do Alojamento VPS

  • Muito mais caro que o alojamento partilhado;
  • Mais complexo de instalar e manter, especialmente se o fornecedor do serviço não fornecer suporte;
  • Normalmente o mesmo IP continua a ser partilhado pelas várias VPS no servidor.

3. Servidores Dedicados

Servidores Dedicados para Alojamento Web

Servidores Dedicados

Esta é a opção mais dispendiosa de todas mas, se o seu site recebe uma quantidade de tráfego considerável, utilizar um servidor dedicado é provavelmente a melhor opção para si e para o seu projecto.

Com esta opção de alojamento web, o servidor completo é “arrendado” e tem controlo total sobre a máquina e todos os seus recursos.

Este tipo de alojamento é mais complexo mas é o que traz melhores resultados no que toca á velocidade e performance do seu site.

As Vantagens de Servidores Dedicados

  • Alojamento mais rápido e eficiente;
  • A máquina e os seus recursos não são partilhados entre vários clientes;
  • Customização da máquina consoante as necessidades do cliente.

As Desvantagem de Servidores Dedicados

  • Custo do alojamento é muito elevado;
  • Complexidade na instalação e manutenção é muito elevada;
  • O cliente necessita de ter bons conhecimentos técnicos.

4. Alojamento Cloud

Alojamento Web do tipo Cloud

Alojamento Cloud

Por fim, o alojamento cloud é um termo relativamente recente (já existe a algum tempo, mas para efeitos de alojamento web standard é recente), e que nem todos os fornecedores de alojamento web disponibilizam.

É um tipo de serviço que cada vez mais está a ser disponibilizado e utilizado, pois possui claras vantagens em relação a outros tipos de alojamento.

No alojamento cloud temos vários servidores dedicados ligados em “cloud” onde contribuem com os seus recursos. Teoricamente, podemos ter uma quantidade infinita de máquinas com recursos infinitos adicionados à rede, criando uma espécie de super computador de alojamento.

Aqui podemos então criar várias VPS para separar os vários clientes nesta “cloud” de recursos, e evitar assim que apenas um cliente específico utilize todos os recursos disponíveis.

Este tipo de alojamento, embora muito parecido ao alojamento VPS, tem algumas diferenças críticas. Em primeiro lugar é habitual obtermos melhores resultados de velocidade e de performance em relação ao alojamento VPS, em segundo lugar, é muito mais fácil adicionar mais recursos à VPS em cloud do que a ao alojamento habitual.

As Vantagens do Alojamento Cloud

  • Preço não é muito maior que o alojamento VPS;
  • Melhores resultados em termos de performance e velocidade do alojamento;
  • É muito mais fácil adicionar recursos ao pacote de alojamento;
  • Opção de pagar consoante os recursos utilizados em tempo real.

As Desvantagem do Alojamento Cloud

  • É um tipo de alojamento relativamente desconhecido comparado com as outras 3 opções;
  • Se o cliente não souber o que está a fazer, este serviço pode ficar muito caro com a opção de pagar consoante os recursos utilizados;
  • Alojamento cloud é muito facilmente confundido por alojamento partilhado em “cloud”, existindo por vezes abuso do termo por certos provedores de serviços de alojamento.

A Nossa Recomendação Quanto Ao Alojamento A Escolher

Como já referimos, é importante contextualizar o seu projeto e website de modo a fazer a melhor escolha.

Projetos mais recentes e sem muitos clientes ou visitas, vêm no alojamento partilhado uma solução perfeitamente suficiente e capaz para as suas necessidades.

Com o passar do tempo, o próximo passo seria passar para um alojamento VPS, contudo, nos tempos atuais o alojamento cloud pode ser uma melhor opção, se escolhido e trabalhado de forma correcta.

Apenas recomendamos a escolha por servidores dedicados nos casos em que o cliente possui algum tipo de conhecimento técnico, e os requisitos do projecto assim o obriguem.

Algumas das soluções mais comuns de empresas de alojamento web em Portugal são o WebHS, o PTServidor, o Amen e o Hostinger.

De qualquer forma, a Be-Wide Online Solutions possui o serviço de compra e gestão de domínios e alojamento disponível para os seus clientes, cuja principal vantagem é a personalização e acompanhamento do seu serviço consoante as necessidades do cliente.

Simplificamos o processo para os nossos clientes, escolhemos sempre o que mais se adequa às suas necessidades, de modo a gastar apenas o dinheiro necessário para as mesmas.

Entre em contacto connosco para ficar a saber que tipo de alojamento é o indicado para si.


Norberto Marques

Norberto Marques

Mais de 4 anos de experiência a trabalhar num Startup de desenvolvimento web e marketing digital, grande capacidade de adaptação, sempre pronto a aprender e ultrapassar novos desafios.

Orçamento Grátis e Sem Obrigação

Oferecemos serviços digitais desde Web Design, Desenvolvimento Web, Design Gráfico, Marketing Digital, Domínios & Alojamento e muito mais!