Quando as pessoas e/ou empresas procuram saber mais sobre SEO, procuram também saber o que é o link building, para que serve e a qual a sua importância. Neste artigo iremos explicar o conceito do link building, para que serve e qual a sua importância.

O que é o link building?

Ora então, o Link Building é um dos fundamentos do posicionamento na web e SEO, que procura aumentar a autoridade de uma página, tanto quanto possível, gerando links para a mesma.

O que é o Link Building

Ferramentas SEO

Optimizar um site é de grande importância para que haja bons resultados sem a necessidade de demasiados investimentos e gastar dinheiro em publicidades de links patrocinados. O link building é uma estratégia de SEO muito importante para subir nos resultados.

Os algoritmos da maioria dos mecanismos de pesquisa, como o Google ou o Bing, são baseados em fatores de SEO no site e SEO fora do site, sendo que este último é baseado na relevância de um site, cujo principal indicador são os links que fazem conexões ou backlinks. Existem outros fatores, como o texto âncora do link, se o link for seguido ou não, se menciona a marca ou os links gerados no RRSS.

As estratégias por meio do link building é um processo duplo. Isto é, um site produz bons conteúdos e, como retorno, outros sites o indicam através de links. Sucintamente, essa estratégia de marketing digital influenciará, junto com outros fatores, para que seu site fique bem posicionado no site de busca do Google.

O sistema de busca do Google considera que, à medida que um site é referenciado por outros, através de links, o nível de importância da página referenciada aumenta.

Qual a importância do link building?

Depois de percebermos o que é o link building vamos perceber qual a sua importância. Durante muito tempo, os links eram uma democracia não oficial (mas importante) na internet, um link de indicação outro site mantinha um valor nos motores de busca como uma espécie de voto de confiança e valor que um determinado site demonstrava ter.

O que é o Link Building

Ligações web

As estratégias por meio do link building é um processo de mão dupla. Um site produz bons conteúdos e, como retorno, outros sites o indicam através de links. Sucintamente, essa estratégia de marketing digital influenciará, junto com outros fatores, para que seu site fique bem posicionado no site de busca do Google.

O sistema de busca do Google considera que, à medida que um site é referenciado por outros, através de links, o nível de importância da página referenciada aumenta. Ou seja, sempre que outro site “linka” o site em questão, as pessoas que clicarem no link serão redirecionadas para a página em questão ou para o assunto que esteja relacionado com aquilo que interessou ao visitante. O Google entende que justamente por haver aquele link, além de poder interessá-lo, a autoridade da página foi validada pelo site em que ele estava anteriormente.

Portanto, devido aos links serem indicadores de confiança e autoridade, dependendo de onde o link é recebido, o Link Building tornou-se uma ferramenta importante na lista de fatores de classificação do ranking no mecanismo de busca. Esta influência foi tão grande que deu origem à prática do Link Building no mundo SEO.

Linkagem de sites

Muito tem sido discutido nos últimos meses sobre a importância dos links nas últimas atualizações dos algoritmos dos motores de busca e, em particular, do Google. O link building já não serve? Devido às atualizações do Google vários utilizadores ficaram na duvida, mas acontece que depois de alguns testes concluíram que a versão do Google que não leva em conta o peso de links externos não obteve bons resultados como a versão atual do mecanismo de pesquisa onde o valor dos links externos são levados em consideração. Ou seja, a construção de links é importante, mas para que esses links sejam valorizados não devemos nos concentrar em obter links, mas deve concentrar-se nos utilizadores e facilitar a partilha do seu (bom) conteúdo.

Otimizar um site é de suma importância para que haja bons resultados sem a necessidade de investir tanto dinheiro em propagandas de links patrocinados. O link building é uma estratégia de SEO excelentíssima para subir nos resultados e a Be-Wide disponibiliza um leque de serviços ligados como a optimização de sites,  SEO, gestão de conteúdos, desenvolvimento de web, design gráfico, entre outros muitos outros que irão contribuir de forma significativa para sucesso do seu site, e consequentemente do seu negócio. 

Caso pretenda adquirir algum destes serviços peça o seu orçamento grátis aqui.

Orçamento Grátis e Sem Obrigação

Oferecemos serviços digitais desde Web Design, Desenvolvimento Web, Design Gráfico, Marketing Digital, Domínios & Alojamento e muito mais!