Se começou agora um negócio ou pretende alcançar mais clientes de uma forma orgânica, simples e persuasiva, o Email Marketing é aquilo que procura.

 

Sabe aqueles panfletos que pode deixar nas caixas de correio a publicitar e/ou a informar sobre os serviços prestados pelo seu negócio? Esqueça isso! Estamos no século XXI, uma nova era, e com o enraizamento gradual dos novos media na nossa sociedade, é tempo de nos adaptarmos à nova realidade com o seguinte conceito: Email Marketing. Mas o que é o Email Marketing? Quais as vantagens para o seu negócio? Que impacto terá o Email Marketing? Positivo ou negativo? Descubra tudo neste artigo!

Email Marketing Para Os Negócios

É (quase) seguro dizer que todos conhecem o Email e as suas vantagens: tendo apenas ligação à internet, podemos comunicar de forma extremamente rápida – quando comparado com a mítica troca de cartas -, espontânea, trocar documentos, ficheiros, e isto a um alcance global, ou seja, o Email permite-nos estabelecer essa mesma comunicação com qualquer pessoa, seja qual for a parte do mundo onde se encontra. 

Já o Marketing ‘’é a inteligência necessária para que uma empresa defina quais produtos ou serviços podem cativar um público-alvo’’.

Desta forma, somando a equação, temos então o Email Marketing: é o uso do email para promover produtos ou serviços e, simultaneamente, criar relações com potenciais clientes. De toda a vez que uma marca/empresa envia um email – exceto quando são emails de confirmação de pedidos/encomendas ou respostas diretas a questões dos clientes – podemos considerar uma forma de Email Marketing. Email Marketing é um segmento de internet marketing que engloba o marketing online através de websites, redes sociais, blogs, e muito mais. 

Email Marketing pode incluir newsletters informativas com atualizações sobre a empresa ou promoções de vendas e ofertas exclusivas para subscritores. Podem ainda procurar partilhar uma mensagem geral em nome da empresa, como por exemplo na sequência de um desastre natural ou de um escândalo da própria empresa.

Basicamente, o Email Marketing permite às empresas manter os seus clientes informados e adaptar as suas mensagens de marketing ao seu público. Contudo, o Email Marketing pode também afastar os clientes com emails de spam persistentemente irritantes. 

Assim, é necessário estabelecer uma boa estratégia para que o Email Marketing represente uma vantagem para o seu negócio e não um fator a desfavor. Mas, então, que vantagens é que o Email Marketing pode ter para o seu negócio?

Chegue aos seus clientes através de email marketing - Be Wide

Vantagens do Email Marketing

1.    Segmentação e criação de conteúdos personalizados

A personalização dos conteúdos pode ser algo tão pequeno como incluir o nome de um contacto no email. Na verdade, os emails que incluem o primeiro nome do destinatário na sua linha de assuntos têm uma taxa de cliques mais elevada do que os que não o fazem.

Por outro lado, também é possível criar conteúdo individualizado com base na segmentação do seu público, de modo a enviar os emails certos aos clientes certos. Por exemplo, talvez queira enviar uma campanha de marketing por correio eletrónico aos clientes que regressam e outra diferente aos clientes ocasionais. 

Um dos principais benefícios do Email Marketing é que o seu conteúdo pode ser altamente personalizado de acordo com as necessidades do seu público. Os seus emails podem ter variações, incluindo diferentes imagens ou linhas de assunto para aumentar o seu envolvimento. Pode mesmo criar listas segmentadas com base na geografia ou níveis de envolvimento.

Para ter uma estratégia de email marketing bem sucedida, precisa de enviar o email certo para as pessoas certas no momento certo. É aí que a segmentação e a personalização podem ajudar. 

2.    Recolha de feedback e inquéritos

Manter o entusiasmo na experiência do cliente é muito valioso se quiser que os clientes continuem a interagir, envolver-se, e ser a fonte de lucro do seu negócio. 

O email marketing pode ajudá-lo nisso. Por exemplo, pode enviar inquéritos de satisfação do cliente para obter feedback através de campanhas de correio eletrónico. 

De facto, esta é uma das melhores formas de calcular o seu NPS (Net Promoter Score). Esta pontuação ajuda-o a descobrir a percentagem de clientes que são embaixadores da marca. Com esta informação, pode apresentar estratégias para melhorar a sua experiência como cliente. Pode ler mais sobre NPS neste artigo.

3.    Melhorar as vendas

Sendo o marketing por correio eletrónico uma excelente ferramenta de marketing, pode realmente melhorar também as suas vendas. 

As campanhas de marketing por email podem apresentar produtos ou serviços, encorajar os clientes a comprar depois de abandonarem o seu carrinho de compras, ou entregar ofertas especiais aos seus clientes.

Pode ainda utilizar o Email Marketing para automatizar parte do seu processo de vendas, o que também pode ajudar a aumentar as vendas.

Conheça O Impacto que o Email Marketing Tem Nos Negócios

4.    Comunicar com o seu público

Como comerciante, é sempre importante melhorar a comunicação com o seu público. Quando o seu público sente que pode falar consigo, é mais provável que se torne leal à sua marca.

Qualquer pessoa aprecia bons emails. Pense na última vez que recebeu um email de marketing de uma marca que gosta – foi perturbador ou gostou de ver as últimas notícias? Se é uma marca que gosta, provavelmente gostou da experiência e manteve-o em contacto com uma das suas marcas favoritas.

Com o Email Marketing, pode alcançar mais do seu público e comunicar facilmente com os embaixadores da marca. Além disso, estes emails mantêm o seu público envolvido durante todas as épocas do ano, quer seja uma época baixa ou alta. 

5.    Chegar às pessoas certas no momento certo

Como referido anteriormente, para ter uma campanha de marketing bem sucedida, é necessário chegar aos clientes certos no momento certo. Sim, reafirmo este ponto porque é de facto importante. 

Com o Email Marketing, é muito mais fácil chegar às pessoas, porque elas verificam sempre o seu email. Podem verificá-lo a qualquer momento, em múltiplos dispositivos, o que pode melhorar o sucesso de qualquer campanha de marketing. 

Isto significa que está a chegar ao seu público-alvo com regularidade, por isso está sempre no topo da sua mente. 

6.    Possuir os seus meios de comunicação e listas de contactos

Faça uma questão pertinente a si mesmo – se as redes sociais desaparecessem amanhã, quantos seguidores e clientes perderia o seu negócio? 

É por isso que a construção de uma lista de correio eletrónico é importante para os profissionais de marketing. 

O marketing por email é uma das principais formas de chegar ao seu público. Além disso, também pode melhorar as vendas e os contactos. Uma vez que este ainda é o local onde as pessoas querem receber informação, podemos afirmar que o Email Marketing é uma variante a apostar no seu negócio. 

O Impacto (Positivo) do Email Marketing no Seu Negócio

Apresentadas algumas das vantagens que o Email Marketing terá para o seu negócio, está na hora de conhecer o impacto que o mesmo terá. 

Logicamente, com tantas vantagens enunciadas, sendo uma delas o aumento das vendas, o Email Marketing terá um impacto positivo para o seu negócio. 

O Email Marketing é a forma ideal para atingirmos um público maior, arrecadar novos clientes, estabelecer uma boa e segura rede de contactos. Possibilita-nos, ainda, segmentar os destinatários e receber feedback dos clientes, de forma a conhecer os pontos positivos e os negativos do seu negócio. 

Quem já aderiu a esta estratégia de marketing afirma que o Email Marketing foi bastante benéfico para o seu negócio.

De que é que está à espera? Leve o seu negócio ao próximo nível e invista no Email Marketing.

Orçamento Grátis e Sem Obrigação

Oferecemos serviços digitais desde Web Design, Desenvolvimento Web, Design Gráfico, Marketing Digital, Domínios & Alojamento e muito mais!