Gostaria de escrever artigos para blogs e não sabe por onde começar? Descubra como resolver o problema de maneira fácil e efetiva.

O blog é uma das melhores ferramentas ao nosso alcance para melhorar a visibilidade orgânica do nosso negócio.

Para atingir os resultados pretendidos, devemos saber como escrever artigos para blogs que sejam realmente efetivos e que se posicionem no topo dos resultados dos mecanismos de pesquisas existentes, como é o exemplo do Google, Bing e Yahoo.

Sendo que, o conteúdo de qualidade é fundamental para o sucesso, não é qualquer artigo que se consegue posicionar num patamar acima dos outros. Para escrever um artigo apropriado para o seu blog deve ter em consideração os seguintes aspetos:

-10% de inspiração;
-10% de investigação;
-80% de conhecimento SEO.

Relembrar o processo de escrita para artigos pode parecer inicialmente complicado. No entanto, o processo resulta cada vez mais fácil e automático.

Está pronto para criar artigos adequados para os seus utilizadores? Continue a sua leitura para conhecer como pode usar o SEO para blog a favor do seu negócio.

Como escrever artigos para Blogs? Dicas para Fazê-lo Bem:

1) Efetuar brainstorming de ideias com uma listagem de conteúdos.

Antes de criar o seu artigo, deve priorizar a realização de um brainstorming de ideias sobre os temas que vão ser abordados, para escolher o mais conveniente. Portanto, pode realizar uma série de questões para ajudá-lo no processo, as quais são:

-Quais os problemas a resolver?
-Qual é o meu público-alvo?
-Quais os assuntos abarcados, dentro do meu nicho, que estão a escrever os meus concorrentes?

Cada uma destas perguntas vai gerar uma série de ideias distintas para utilizá-las dentro do seu blog.

2) Escolher keywords (palavras-chave) adequadas com ferramentas de SEO.

A pesquisa de keywords é o processo no qual utilizamos ferramentas apropriadas de SEO, como é o exemplo do Semrush ou do Google Keyword Planner. Desta forma, podemos visualizar a frequência e até onde as pessoas realizam as suas pesquisas em termos específicos.

Utilizando estas ferramentas pode descobrir que “roupa de bebé barata” é mais pesquisado, ao contrário que, “roupa de bebé de qualidade”.

Ainda, deve ter em consideração que se escrever conteúdo que não esteja relacionado com o seu negócio ou com outros conteúdos do seu blog, por muito favorável e oportuno que seja, não vai alcançar o sucesso tencionado e por tanto, não será capaz de obter os resultados desejados.

3) Realize uma investigação sobre o tema do seu conteúdo e escolha sempre o utilizador.

Escolhido o tema, deve começar pela sua correta investigação. Uma das melhores maneiras de investigar ideias de conteúdo é olhar para outros blogs na sua indústria, posto que, consegue ter ideias e obter inspiração de temas não pensados anteriormente. Por outro lado, deve ter em consideração que, no momento da escrita é obrigatório dirigir-se ao seu público-alvo, e não aos motores de pesquisa. Sendo que, os humanos são mais propensos a comprometer-se com o seu conteúdo e, por outro lado, os motores de pesquisa são mais propensos para utilizá-los como fator de classificação. Isto na medida em que, temos de fazer com que o conteúdo seja o mais legível e atrativo possível.

4) Otimizar em SEO.

Uma vez tendo o seu artigo em mente, deve começar o processo da escrita otimizando-a para os motores de pesquisa.

-Crie um título e subtítulos apropriados.

Em primeiro lugar, o que deve fazer é criar o título dos tópicos que irão ser abordados, e estes devem conter a sua palavra-chave. Por outro lado, é importante utilizar subtítulos no decorrer do artigo sendo que, são uma forma de comunicar às ferramentas de pesquisa o conteúdo relevante.

-Densidade da palavra-chave.

A sua palavra-chave deve estar presente no decorrer do artigo, no entanto, não deve abusar da mesma e colocá-la em sítios onde não faça coerência.

-Keyywords nas descrições das imagens.

Se vão ser incluídas imagens, deve adicionar a palavra-chave na descrição. Desta forma, consegue ter mais possibilidades de rankear dentro dos resultados de imagens para a sua palavra-chave.

-Adicionar links internos e externos.

Os links externos devem ser sempre sítios web com autoridade relacionadas com o conteúdo do seu artigo. Se não tiver links externos poderá ser difícil para o Google mapear o tema do conteúdo. Por outro lado, os links internos podem ser utilizados com a finalidade de que o utilizador consiga navegar dentro do seu site. Ainda, tanto os links internos como externos devem ser implementados unicamente se forem relevantes.

-SEO on-page e off-page.

O SEO on-page é o conteúdo e formatação do seu blog, como o uso de palavras-chave, títulos, links, entre outras ações. Por outro lado, o SEO off-page tem como foco a otimização para realizar ações externas ao sítio web orientadas para atingir um ótimo resultado de posicionamento. Sendo que, quanto maior for o número de sites de referência mencionando o seu artigo, melhor será o seu resultado.

-O corpo do texto deve ser facilmente legível.

Deve usar parágrafos curtos e palavras que não sejam complicadas, visando que qualquer usuário consiga compreender o seu texto.

-Revisão do artigo.

É fundamental reler o seu artigo algumas vezes ou até pedir a alguém que o leia, visto que, outras pessoas podem dar ideias e contribuírem para que o seu artigo seja ideal. Ainda, é importante destacar que devemos consertar qualquer equívoco antes de ser publicado.

SEO

Após ler o nosso artigo sobre “Como escrever artigos para Blogs? Dicas para Fazê-lo Bem” e se ter informado e conhecido melhor em relação ao tema, pode começar a escrever o seu próprio artigo adequado para o seu blog.

Tenha em consideração que estes não são os únicos conselhos que existem, e que você pode futuramente implementar. Já que, somos nós que criamos o nosso próprio estilo e identidade. No entanto, devemos sempre ter em conta que por mais criativo e original que possa ser o nosso conteúdo, se não conseguirmos otimizá-lo em SEO é claro que não vamos atingir os melhores resultados.

A criação de artigos adequados para blog otimizados em SEO, se bem não é complicado requer de conhecimento, tempo e interesse na área, a Be-Wide Online Solutions dispõe completamente de um ótimo serviço para o seu negócio, com especialistas nas áreas de SEO e muito mais.

Em caso de dúvida não hesite em contactar-nos, iremos oferecer o melhor serviço ao nosso alcance.

Orçamento Grátis e Sem Obrigação

Oferecemos serviços digitais desde Web Design, Desenvolvimento Web, Design Gráfico, Marketing Digital, Domínios & Alojamento e muito mais!