Conteúdo de qualidade é fundamental para o sucesso de um website. Oferecer informação valiosa não só ajudará a enriquecer o conhecimento dos seus visitantes, mas também dar a conhecer a sua marca, produtos e/ou serviços.

No entanto, não é qualquer artigo que pode trazer todas estas regalias. É imprescindível saber escrever artigos otimizados em SEO, para que o Google posicione o seu conteúdo num patamar acima dos outros.

De nada serve ter um artigo muito bom em termos de informação, mas que os seus potenciais clientes ou seguidores não o encontrem por não estar otimizado SEO.

Neste artigo iremos enumerar e explicar 10 dicas fundamentais para escrever artigos otimizados em SEO, para que o seu conteúdo se destaque nas páginas web.

As 10 dicas para escrever artigos otimizados em SEO:

Dica 1: Definir o seu público.

Como vai escrever artigos se não conhece o seu público?! O primeiro passo é analisar qual o seu público. Para isso pode usar a ferramenta Google Analytics, que lhe dará essa informação, assim como dados demográficos e de interesse. Assim, poderá redigir conteúdo de interesse para captar atenção do seu nicho.

Dica 2: Pesquisa de palavras-chave (keywords)

Uma das etapas mais importantes para escrever artigos otimizados em SEO é a pesquisa de palavras-chaves.

Antes de começar a escrever um artigo é necessário escolher o tópico. De seguida, utilizamos uma ferramenta online para pesquisa de palavras chaves.

Existem recursos muito bons, como por exemplo, o SemRush e Google AdWords: Keyword Planner. Estas ferramentas, através de milhões de pesquisas, mostram-nos sugestões de palavras-chaves. Após fazer esta pesquisa, selecione uma palavra-chave principal para o seu artigo e dois a três termos relacionados.

Dica 3: Fazer um esboço do artigo

 Fazer um Esboço do Artigo - Escrever artigos otimizados em SEO

Fazer um Esboço do Artigo

Agora que você escolheu as suas palavras-chave, o próximo passo é elaborar um esboço para o seu artigo.

O seu esboço pode variar de simples a elaborado, o importante é mesmo listar o seu tema principal e, seguidamente, listar pelo menos três prontos importantes que queira desenvolver no seu artigo. Poderá ainda dentro destes pontos principais acrescentar sub-pontos para facilitar a escrita.

Dica 4: Título, heading tags (H1,H2, H3) e meta descrição

Um dos lugares mais importantes para utilizar a sua palavra-chave é no título e nas heading tags. Os objetivos principais das heading tags (h1, h2, h3, etc) são preparar a leitura do parágrafo que precede esses títulos, e indicar aos mecanismos de pesquisa as informações mais importantes contidas na sua página.

Os mecanismos de pesquisa definiram que as heading tags possuem um grau de importância no ranking, sendo assim, o Google dá mais importância às palavras-chave colocadas nos títulos e heading tags do que nos restante texto.

É muito importante também ser estratégico com sua meta description (meta descrição). Normalmente, é isso que aparece junto com o seu título SEO nos resultados dos mecanismos de pesquisa, daí ser imprescindível personalizar esse espaço.

Dica 5: Regra importante para escrever artigos otimizados em SEO: Originalidade!

Quando um editor publica muito conteúdo repetido na sua página, ele informa aos mecanismos de pesquisa que o seu site não possui originalidade e atualização.

Para liderar no ranking do google é necessário publicar assiduamente e produzir conteúdo original que não seja facilmente encontrado na web. Também é importante não duplicar o seu conteúdo escrevendo sempre sobre a mesma coisa. Seja versátil.

Dica 6: Colocar estrategicamente as palavra-chaves ao longo do artigo

A relevância e a originalidade do conteúdo são sempre a principal prioridade para escrever artigos otimizados em SEO, mas é importante, ao longo do artigo, mencionar algumas vezes as palavras-chave. No entanto, só o fazemos quando fizer sentido colocar. Tenha atenção para não perder a clareza do texto ao tentar colocar as palavras-chave a meio.

Dica 7: Ter atenção em colocar links internos e externos

Nos artigos, é muito importante o link building. A vinculação a sites populares ou de grande autoridade aumenta a reputação do seu próprio site. Para isso, ao longo do texto coloque algumas hiperligações (de 2-4 links) para outros sites. Mas atenção, coloque sempre a hiperligação para abrir noutra página, para que o leitor não saia do seu artigo.

Adicione também links internos, para que o visitante navegue somente no seu website, direcionando-o para ver outros artigos seus.

Saiba mais sobre tráfego orgânico, Marketing de conteúdo, SEO e custo de aquisição de clientes

Dica 8: Otimizar o URL com a palavra-chave principal

O URL é um dos principais fatores de SEO que não deve ser esquecido. O URL deve conter a nossa palavra-chave. Utilize hífens para separar as palavras em vez de sublinhados, por exemplo: 10-dicas-para- escrever-artigos-otimizados-em-SEO. Os hífens são a forma o padrão e os mecanismos de pesquisa dão preferência a este estilo.

Dica 9: Importância das imagens otimizadas em SEO no artigo

Dica 9: Importância das imagens otimizadas em SEO no artigo

Importância das imagens otimizadas em SEO no artigo

Um artigo que contenha imagens é visualmente mais atrativo e tem mais probabilidade de criar uma conexão com os leitores.

Mas, tal como no texto do artigo, é importante otimizar as imagem em SEO. Devemos ter atenção em colocar a palavra-chave no url da imagem, assim permitimos também outras fontes de tráfego para o nosso artigo, como por exemplo através do google imagens.

Dica 10: Tenha atenção ao nível de dificuldade de leitura do seu artigo

Visto que fez uma pesquisa prévia de qual é o seu público, quais os seus interesses e qual o grau de entendimento da matéria que está a colocar no artigo, deverá ser capaz de saber quais ou termos que poderá utilizar para que o visitante possa ter um leitura fluida do seu artigo, sem ter que pesquisar noutra web termos que possa não compreender.

Garantir que seu conteúdo esteja a um nível de leitura apropriado para seu público-alvo irá facilitar a probabilidade de se conectar com o leitor, manter os seus visitantes envolvidos e melhorar sua performance nos os mecanismos de pesquisa.

Conclusão:

As pessoas necessitam de informações sobre tudo. Conheça melhor o seu público-alvo e os pontos de interesse. Use isso e comece a escrever os seus artigos para captar a atenção do seu nicho. Mas atenção, não se esqueça de colocar em prática todas as dicas para escrever um artigo otimizado em SEO, para que o seu conteúdo seja atingido por mais pessoas.

Temos ainda um outro artigo com mais dicas de SEO caso dicas de 15 Dicas de SEO para Optimizar a Sua Página Web Para Motores de Busca em 2019.

Escrever um artigo otimizado em SEO não é fácil e requer tempo, paciência e algum conhecimento. A Be-Wide Online Solutions dispõe deste serviço de otimização de motores de busca (SEO) para marcas e empresas que necessitem de gerar tráfego orgânico para o website e não têm tempo ou não sabem como fazê-lo.

Não hesite em nos contactar-nos. Fale connosco sem nenhum compromisso.

Orçamento Grátis e Sem Obrigação

Oferecemos serviços digitais desde Web Design, Desenvolvimento Web, Design Gráfico, Marketing Digital, Domínios & Alojamento e muito mais!