Se o teu negócio passa por vender algum tipo de produto físico, criar uma loja online é um passo essencial para qualquer empresário acompanhar a evolução do comércio nos tempos actuais.

Um inquérito feito pela EUROSTAT, “Estatísticas e-commerce para indivíduos“, mostram um crescimento constante na utilização da internet, e estima que em 2018, 73% dos indivíduos entre os 16 e os 54 anos compraram bens ou serviços pela internet.

Este tipo de estatística vem mostrar que a internet será cada vez mais o local favorito para compras, e os empresários necessitam começar a fazer a transição para o mundo digital.

Esta é a altura ideal para aprenderes como criar uma loja online, aprender sobre as estratégicas básicas para atraíres clientes para a tua loja online, e obteres a tua primeira venda online.

Como criar uma loja online?

1. Escolher um alojamento e domínio

No processo de criar uma loja online, a primeira coisa que temos a fazer é procurar o alojamento web certo para hospedar o site com a loja, e o domínio ou nome para a loja.

Normalmente, para este tipo de site, é habitual começarmos com uma VPS, pois é importante termos uma loja rápida para os potenciais clientes. Se a loja demorar muito tempo a abrir, é o suficiente para o cliente ir procurar o mesmo produto numa outra loja online.

Podes encontrar uma melhor explicação sobre os tipos de alojamento no artigo “Alojamento Web em Portugal: Tipos, Vantagens e Desvantagens?“, onde está indicado as vantagens e desvantagens de cada tipo.

No que toca ao domínio e nome da loja, já depende do nome e tipo de negócio, mas por norma, este convém ser curto e facilmente memorável. Até duas ou três palavras relacionadas com o tipo de loja é o recomendado.

2. Instalar WordPress e Woocommerce

Depois do alojamento e domínio escolhido, é necessário instalar o CMS wordpress e o plugin woocommerce que vai permitir utilizar o site wordpress como uma loja online.

Muitas vezes o provedor do alojamento web facilita a instalação do wordpress no servidor, mas não deixa de ser necessário algumas capacidades técnicas para esta parte.

Se não possuis os conhecimentos necessários para avançares com a instalação destes componentes, recomendo vivamente a contratares empresas especializadas neste tipo de serviços, tais como a Be-Wide Online Solutions!

3. Instalar um template wordpress

Depois do wordpress e woocommerce instalado, é importante escolher um design para a loja online. Um template wordpress pode ser uma boa opção para simplificar a situação.

O artigo “Top 5 Melhores Templates WordPress Mais Utilizados em 2019” é um bom começo para procurares por um template para a tua loja online.

É importante o design da loja ser atractivo e ao mesmo tempo simples o suficiente de forma a incentivar o cliente a comprar o produto. A menor dificuldade que o cliente encontre no site é razão suficiente para desistir da compra.

4. Adicionar produtos á loja online

Depois da loja criada, é importante adicionar os produtos á loja. Este processo pode ser um pouco chato e demorado, pois é necessário optimizar a página do próprio produto.

A página de apresentação do produto tem que estar o mais bem optimizada possível para vender o produto, e isto em si é uma ciência própria.

É aqui que a optimização da velocidade do site wordpress e a optimização da página web para motores de busca (SEO) é importante para aumentar a conversão e vendas do produto.

Como obter a tua primeira venda online?

– Campanhas publicitárias e anúncios pagos

A parte mais fácil é criar uma loja online, a parte mais difícil é atrair visitas para a loja, e levar os visitantes a comprar os produtos.

Uma das formar mais simples e eficiente de atrair visitas é com publicidade paga, quer seja anúncios google ou anúncios do facebook.

Pagar por publicidade é sem duvida uma das formas mais rápidas de começar a vender na loja online, a “desvantagem” é que é necessário investir tempo e dinheiro para lançar campanhas de publicidade.

Recomendo utilizares os serviços de uma agência de marketing como a Be-Wide Online Solutions, para uma melhor gestão das tuas campanhas publicitárias.

– Optimização SEO e tráfego orgânico

Outra estratégia para vender sem a necessidade de pagar por publicidade será apostar na optimização das páginas para os motores de busca (SEO).

A optimização para motores de busca (SEO), serve para tornar a página do produto mais visível nos motores de busca como a Google, e desta forma atrair tráfego orgânico, que por sua vez não custa nada.

Tráfego orgânico requer algum trabalho inicial, mas na minha opinião sai muito mais barato a longo termo, e isto está bem explicado no artigo “Tráfego Orgânico, Marketing de Conteúdo, SEO e Custo de Aquisição de Clientes“.

Porquê criar uma loja online com wordpress e woocommerce?

Podes criar uma loja online com outros CMS e ferramentas, algumas até mesmo podem ser grátis, mas existe uma razão para utilizar wordpress e woocommerce: Liberdade, flexibilidade e custo baixo!

Com esta solução tens controlo a 100% sobre a tua loja online, a flexibilidade necessária para mudar qualquer coisa e colocar da forma que queres, e é muito mais barato que muitas das outras soluções.

Se a loja crescer o suficiente ao ponto de esta solução não ser a mais indicada, existe sempre a possibilidade de migrar para outra solução. Contudo, na minha opinião esta é a solução mais rápida e simples para qualquer pessoa começar com uma loja online.

A Be-Wide Online Solution é especialista na construção e manutenção de lojas virtuais, com dezenas de exemplos no portfólio e lojas online a vender neste preciso momento. Peça-nos um orçamento grátis, teremos todo o gosto em ajudá-lo com o seu projecto!

Orçamento Grátis e Sem Obrigação

Oferecemos serviços digitais desde Web Design, Desenvolvimento Web, Design Gráfico, Marketing Digital, Domínios & Alojamento e muito mais!