Descubra as vantagens e o impacto que o Email Marketing terá no seu negócio sob a forma de um elevado Retorno Sobre Investimento.

Já ouviu falar de Email Marketing? E de Retorno sobre o Investimento? Se estes termos são alheios ao seu conhecimento ou se pretende expandi-los mais, encontrou o sítio certo. Neste artigo, vai poder ficar com uma perceção mais detalhada do tema em questão, mas, sobretudo, perceber melhor este conceito de ROI, aplicado ao Email Marketing.

O que é o ROI do Email Marketing?

O conceito de ROI é muito simples, na verdade. ROI é o acrónimo para ‘Return on Investment’, ou seja, retorno sobre o investimento. Por isso, o ROI é nada mais nada menos que um cálculo para determinar o lucro prestado pelo seu negócio sobre um investimento. Esse investimento pode ser, por exemplo, no Email Marketing.

Desta forma, aplicando ambos os conceitos, o ROI do Email Marketing é quando uma empresa analisa o dinheiro que gastou no seu Email Marketing e, subsequentemente, vê o lucro que obteve. Por isso, se está a pensar enveredar o seu negócio pelo Email Marketing ou se já está a aplicar esta estratégia presentemente, e quer saber se terá ou se está a ter frutos ou, pelo contrário, prejuízo para o seu negócio, a resposta é esta: ROI do Email Marketing.

Porque investir em Email Marketing? Conheça as 6 Principais Vantagens Deste Meio de Tráfego

Conta para o ROI do Email Marketing qualquer dinheiro gasto especificamente para a sua campanha por via email. Isto inclui publicidade, criação de campanhas de correio eletrónico dirigidas, recolha de listas de correio eletrónico, e outros aspetos importantes do marketing.

À medida que gasta dinheiro e envia boletins de correio eletrónico aos clientes, pode encorajá-los a clicar em links que conduzem ao seu website. A partir daqui, o email funciona como um convite para ir ao seu website e para comprar produtos do seu negócio. No fundo, este acaba por ser o objetivo final do marketing por correio eletrónico.

Certamente, você quer que os clientes cliquem nos links da sua campanha. À medida que aumenta o tráfego do seu website, aumenta também o número de pessoas que irão comprar algo do seu negócio. Ora, isto acontece naturalmente, à medida que expõe a sua empresa a mais pessoas.

Traffic growth through email marketing

A Importância do ROI no Email Marketing

Neste momento está a questionar qual é, realmente, a importância do ROI no Email Marketing? Nós explicamos!

Há diferentes formas de as empresas poderem chegar aos clientes. Muitas pessoas utilizam as redes sociais e as mensagens de texto, então porque não centrar o foco nesses canais em vez do correio eletrónico? Simples: o Email Marketing permanece no topo quando se trata de ROI.

Email Marketing Return on Investment Comparison Chart - Be Wide

Como é possível constatar na tabela, ao gastarem um dólar, as empresas, em média, ganham 40 dólares com o Email Marketing. Este é quase o dobro do segundo canal mais próximo (SEO), ao mesmo tempo que tem um desempenho muito melhor do que os outros. Desta forma, é seguro dizer que o marketing por correio eletrónico gera dinheiro e conduz a mais lucros comerciais.

Mas se as pessoas podem utilizar as redes sociais e os seus telemóveis, porque é que o email tem um ROI tão elevado? Novamente, simples: resume-se ao número de pessoas que utilizam o correio eletrónico.

Conheça as estatísticas em torno do número de utilizadores de Email no mundo entre 2017 a 2023.

As pessoas em todo o mundo continuam a utilizar regularmente os seus emails. De acordo com a estatística no link anterior, a utilização de correio eletrónico subirá para mais de 4 mil milhões em 2020, mostrando que ainda é um canal comum e útil para o seu negócio.

Isto significa que o email não só é o canal mais rentável, como é também um dos meios mais amplamente utilizados.

Uma vez que o correio eletrónico ainda se destaca como um canal importante para a comunicação e o marketing, as empresas continuam a recolher dados ROI para essa plataforma. Isto permite-lhes melhorar as suas estratégias de marketing por correio eletrónico ao mesmo tempo que vêem a progressão que fazem.

Resumindo e Concluindo

Dito isto tudo, é seguro afirmar que o Email Marketing destaca-se como um dos canais mais importantes para comunicar com os clientes. Pode encorajá-los a fazer compras, conquistar novos clientes, promover a sua marca, divulgar a missão e os objetivos do seu negócio, e muito mais.

O ROI do Email Marketing continuará a melhorar desde que mantenha sempre uma boa estratégia (cuidado com o spam, não queira perder clientes!

Leia aqui 7 Estratégias para criar uma Estratégia de Email Marketing Adequada.

Se testemunhar uma diminuição no ROI à medida que faz alterações nas estratégias, não se preocupe. Isso significa apenas que deverá reverter as alterações que fez, visto que não apelam ao seu público. Além disso, tira uma lição dessa diminuição: os seus clientes não gostaram! Pode ter isso em mente para não voltar a cometer esse erro.

Trata-se, ao fim e ao cabo, de fornecer os serviços, produtos, e informação que os seus clientes desejam. Ao tê-los em mente e ao fazê-los felizes, continuará a reter clientes e a aumentar o seu ROI. Isto levará a mais sucesso no seu Email Marketing e, melhor ainda, a mais sucesso no seu negócio.

Business growth through Email Marketing

Orçamento Grátis e Sem Obrigação

Oferecemos serviços digitais desde Web Design, Desenvolvimento Web, Design Gráfico, Marketing Digital, Domínios & Alojamento e muito mais!