Os maiores nomes da tecnologia como Google (com o Google Analytics), IBM e Adobe desenvolveram as suas próprias aplicações de análise digital. Moz Pro, Piwik e KISSmetrics são aplicações analíticas de websites que também estão a ser notadas por muitos dos utilizadores. Qual deles deve escolher?

A nossa escolha e, claro, sugestão para si é o Google Analytics. O Google Analytics é o software de análise digital mais popular do mundo. Neste artigo, vai poder descobrir 10 boas razões para preferir o Google Analytics a outras aplicações semelhantes. Mas antes de conhecermos essas razões, vamos primeiro esclarecer uma questão importante…

Porque é que a análise digital é importante para o seu negócio?

Recolha de Dados pelas Ferramentas de Analise como o Google Analytics.

A análise digital (ou Digital Analytics) é um conjunto de medidas que o ajudam a compreender o desempenho do seu website. Como empresário ou comerciante, certamente quererá ver o que os visitantes estão a fazer no seu website, como interagem com ele e como os pode ajudar a realizar as tarefas ou ações que são importantes para o seu negócio.

Com esta informação poderá aumentar as suas vendas e maximizar os seus esforços de marketing, concentrando-se nos canais de marketing mais rentáveis.

Faz sentido, não faz? Então voltemos à questão anterior…

Porquê escolher o Google Analytics?

  1. Começamos logo por uma razão que atrai qualquer um: é bastante fácil de usar. O produto recebe atualizações regulares, mas a sua estrutura básica tem permanecido a mesma durante quase uma década. A configuração inicial do Google Analytics requer um especialista, mas os novos utilizadores podem facilmente compreender os princípios básicos do Analytics, tais como objetivos, funis, conversões, visitas, fontes, etc.
  2. É essencial para compreender de onde vêm os seus clientes. Com o Google Analytics poderá compreender melhor os seus visitantes, o seu comportamento e as suas preferências.
  3. Relatórios personalizados. Pode escolher um dos muitos relatórios que o Google cria, ou até construir o seu próprio.
  4. Insights sobre os visitantes. Há uma enorme quantidade de dados sobre os visitantes à sua disposição no Google Analytics. Estes dados podem, por exemplo, ajudá-lo a determinar qual a campanha publicitária que está a ter um bom desempenho e em que campanha está a desperdiçar dinheiro.
  5. Rastreio de visitantes em tempo real. Pode ver quem está a visitar o seu website em tempo real. Isto significa que saberá quantos utilizadores ativos estão no seu website neste momento, para que páginas estão a olhar e o que estão a fazer a qualquer hora do dia.
  6. Recolha automática de dados. Assim que criar a sua conta e copiar um simples código no seu website, o Google Analytics começará a recolher os dados automaticamente. Pode aceder imediatamente aos seus relatórios. Não é necessária qualquer ação da sua parte para obter os dados: o Google Analytics faz o trabalho todo.
  7. Integração com outras ferramentas. Pode utilizar esta ferramenta em todos os seus dispositivos e implementar facilmente dados do Google Analytics para outros produtos do Google bem conhecidos, tais como o Google Adwords (a principal rede de publicidade do Google) e o Google Search Console.
  8. Documentação de ajuda extensiva está disponível online. Mesmo que seja utilizador do Google Analytics pela primeira vez, a documentação do Google pode ser iniciada rapidamente. Não gosta de ler? Existem tutoriais em vídeos gratuitos que explicam como utilizar o Google Analytics.
  9. Grande comunidade Google. Sendo o software de análise mais popular do mundo, o Google Analytics tem uma grande comunidade de colegas de marketing que estão dispostos a ajudá-lo com qualquer problema com que se depare.
  10. É gratuito. O Google não lhe cobra nada pela sua utilização.

Resumindo e concluindo

Ao utilizar esta ferramenta de analise digital, e como já referido anteriormente, terá a sua disposição de forma gratuita uma ferramenta que o ajuda a recolher e compreender as preciosas informações sobre o seu negócio no digital. Com essa informação poderá tomar decisões muito importantes que podem fazer com que o seu negócio cresça.

Está pronto para começar a usar a melhor aplicação de análise digital?

Orçamento Grátis e Sem Obrigação

Oferecemos serviços digitais desde Web Design, Desenvolvimento Web, Design Gráfico, Marketing Digital, Domínios & Alojamento e muito mais!